Um projeto que ensina a prática da reciclagem do lixo orgânico, aplicado na Escola Municipal Plácido Xavier Vieira, foi premiado no 1º Prêmio IMA de Educação Ambiental, organizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
O resultado foi divulgado na última semana. O projeto Composteira doméstica: transformando lixo em adubo orgânico, de autoria da professora Keilla Oliveira Dias, envolveu todas as turmas do 6º ao 9º ano em diversas disciplinas da unidade. A cerimônia de premiação será dia 20 de novembro em Florianópolis. A escola receberá troféu e R$ 1 mil para aprimoramento do projeto.
Ao saber da premiação, Keilla afirma estar grata em receber o prêmio e que a conquista foi coletiva.
– O projeto só foi possível com a parceria de todos. Há uma frase que eu sempre digo: sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade. E, hoje, nossa escola está colhendo os frutos desse e de outros sonhos que virão – explica a professora.
Continua depois da publicidade
Projeto visa sensibilizar pessoas
O projeto Composteira doméstica: transformando lixo em adubo orgânico tem o objetivo de sensibilizar os estudantes, comunidade escolar e familiares acerca das questões problemáticas do meio ambiente, propondo mudanças de comportamento, especialmente quanto a reciclagem e reaproveitamento do lixo orgânico.
Com o adubo da compostagem, o material foi usado na hora pedagógica, no jardim e vasos de plantas da escola. Os alunos levaram a experiência para casa e mudaram de atividade quanto ao descarte de lixo.
Para a secretária de Educação Sônia Victorino Fachini, o projeto vencedor reflete o empenho dos professores e o trabalho de educação ambiental realizado pela Rede Municipal de Ensino e integrante no Plano Municipal de Educação por meio do programa Reinventando o espaço Escolar, além de estar estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
– Essa premiação consagra o bom trabalho da professora Keilla e dos alunos, junto com toda comunidade escolar. Percebemos nossos projetos são exitosos quando, além do envolvimento dos alunos e famílias, o trabalho transforma uma comunidade – comemora.
Continua depois da publicidade
Expansão a partir do prêmio
Com os recursos do prêmio, o projeto irá expandir e abranger a comunidade do entorno da unidade escolar, com aproveitamento de materiais recicláveis coletados na escola e comércio local, além da compra de flores e vasos, minhocas californianas e separador de grama.
O 1º Prêmio IMA de Educação Ambiental tem finalidade premiar escolas de Santa Catarina que desenvolvem projetos de conscientização e mudança de comportamento para a preservação do meio ambiente. Ao total, 64 projetos foram inscritos. Das 16 coordenadorias regionais do IMA, a Escola Municipal Plácido Xavier Vieira venceu como representante da região de Joinville composta por oito cidades.