Uma escola de Joaçaba, no Meio-Oeste do Estado, foi arrombada no último fim de semana. O alvo foi o Núcleo Pedagógico Rural, que fica no interior do município. Aparelhos eletrônicos e alimentos foram roubados.
Continua depois da publicidade
O Núcleo fica distante cerca de 15 quilômetros do centro da cidade, no acesso à Linha Abatti. Ao chegar ao local na manhã desta segunda-feira, funcionários e alunos encontraram a porta da secretaria com os dois cadeados arrombados, documentos e papeis revirados e estavam faltando cinco aparelhos de som.
A sala de educação infantil também foi arrombada, assim como a sala dos professores. Porém, o setor mais afetado foi a cozinha, onde a porta foi arrancada. O prejuízo ainda está sendo contabilizado, mas foram levados cerca de 30 quilos de feijão, 15 quilos de frango congelado, carne moída e farinha.
Conforme a direção da escola, os alimentos roubados seriam servidos na merenda dos estudantes até o mês de abril. Por enquanto, os lanches dos 270 alunos do Núcleo estão sendo reduzidos.
Continua depois da publicidade
O prédio arrombado não conta com alarme, vigilantes ou câmeras de vigilância. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, existe um projeto para que as escolas de Joaçaba contem com algum tipo de segurança que evite casos de vandalismo e de furtos.
A expectativa é de que em seis meses as escolas municipais com maior número de alunos sejam contempladas com um sistema de monitoramento. Além disso, o reforço policial nestes locais já está sendo feito.