Há duas semanas, a direção da Escola Estadual Maestro Francisco Manoel da Silva, no Vila Nova, em Joinville, tem adotado medidas para diminuir o uso do papel higiênico depois que o estoque começou a baixar. Até então, as serventes cortavam o papel para que cada aluno só usasse uma quantidade e colocavam numa caixa em frente ao banheiro. Nos últimos dias, o recipiente foi transferido para frente da sala da administração, perto da direção da escola, e o tamanho de cada lote também diminuiu.

Continua depois da publicidade

Ao se aproximar do banheiros, as crianças e adolescentes se deparam com uma placa indicando que o papel higiênico só estaria disponível na direção. O pai de uma aluna reclamou que a filha passou por um grande constrangimento ao ter que pedir o produto à diretora. Ele também não se conformou ao receber o recado de que os alunos deveriam levar um rolo de papel para a escola, principalmente para prover o banheiro do colégio durante os eventos.

As assistentes de direção Lucineia Soares de Medeiros Preis e Angelice de Araújo Kirchner negaram que houve falta de papel, mas admitiram o racionamento dizendo que “é para evitar o desperdício.” Segundo elas, será realizada uma licitação e o estoque estará normalizado a partir da semana que vem.

Sobre o pedido para os alunos, elas negaram que foi solicitado papel higiênico.

Continua depois da publicidade

– Requisitamos apenas toalhas para que os estudantes pudessem secar as mãos (em vez de usar o papel para este fim) e se secar após as aulas de educação física.

Normalmente, o papel higiênico é enviado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). A escola solicitou novo pedido na semana passada. Segundo as assistentes de direção, não há motivo para os pais se preocuparem.

O fornecimento de papel higiênico para a escola está contemplado em uma licitação lançada nesta semana. A abertura dos envelopes das empresas interessadas está previsto para o dia 28. O material será encaminhado também para a Gerência Regional de Saúde, Gerência Regional de Educação e SDR. A entrega do material não deverá ultrapassar 20 dias contados após a retirada da autorização de fornecimento pela empresa vencedora.

Continua depois da publicidade

Devem ser fornecidos 4.730 fardos de papel higiênico de cor branca, sem pigmentação aparente, neutro, picotado, macio e com alto poder de absorção. Os rolos deverão ser de 60 metros, divididos em fardos que contenham 48 unidades.

Já as especificações do papel-toalha deverão ser de folha intercalada, cor branca e sem pigmentação aparente. Cada embalagem deve ter 1.250 folhas, guardadas em fardos. Foram pedidos 1.956 pacotes.

SAIBA MAIS

Pelo menos 40 escolas de Joinville devem receber lotes de papel higiênico até o mês que vem. Outros 25 colégios da região Norte também vão ter reabastecimento do produto.

Continua depois da publicidade