Na manhã desta segunda-feira, quando professores e alunos chegaram para mais um dia de trabalho e estudo, encontraram a Escola Básica Germano Timm, no bairro América, no Centro de Joinville, alagada e com as portas da área de serviços e da cozinha arrombadas. O local foi invadido no domingo e os ladrões roubaram alimentos do estoque destinados para a merenda escolar, 13 torneiras e luzes de emergência, além de terem esvaziado botijões de gás.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região
O professor José Carlos Martins, conta que essa não é a primeira vez que isso acontece. Ainda no final do ano passado, o departamento de esportes teve um prejuízo de R$ 2,5 mil, pois ladrões levaram diversos equipamentos de educação física e danificaram a estrutura.
– Esse tipo de ação tem sido corriqueira na rede estadual de ensino e compromete a segurança da comunidade escolar. Percebemos um estado de abandono para a questão da vigilância, já que não é a primeira vez que tal fato acontece – afirma.
Continua depois da publicidade
Segundo a professora e presidente da APP, Mariza Casagrande Detzel, a escola, que tem uma média de 650 alunos, já enviou pedido para a Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) para aumentar a segurança, mas até agora não foi atendido.
– Precisamos urgente de um vigilante noturno ou câmeras de segurança. Atualmente, temos um vigilante no período vespertino, das 12h às 18h, mas à noite não temos segurança alguma. Desde o início do ano até hoje, a escola já foi invadida oito vezes. Praticamente toda segunda-feira tem um incidente – , destaca.
De acordo com Cristina Souza, assessora da direção da escola, pela manhã foi registrado um boletim de ocorrência e durante a tarde será feito contato com a SDR e com a Gerência de Infraestrutura para informar os danos e solicitar o concerto.
Continua depois da publicidade