A Escola Municipal e Pré-Escola Jacu-Açu foi alvo de criminosos em Guaramirim. De acordo com a secretária de educação do município, Marja Prusse Rebelato, os professores e demais funcionários chegaram para trabalhar nesta segunda-feira (7) e encontraram todas as portas arrombadas e restos de comida pelo chão.

Continua depois da publicidade

A unidade atende cerca de 20 crianças, da pré-escola ao quinto ano. Por causa da ação as aulas precisaram ser suspensas e devem ser retomadas nesta quarta-feira.

— Os eletrodomésticos eram praticamente novos, eles levaram tudo: geladeira, freezer, bomba de água, botijão de gás, televisor, muitos alimentos e utensílios domésticos — lamenta Marja.

Durante o furto, os ladrões entraram primeiro pelo forro da escola, cortaram os fios que liga o sistema de monitoramento e depois foram arrombando as portas. Além do prejuízo com os aparelhos, a secretária também contabiliza os estragos causados na estrutura por depredação durante a ação: foram arrancados forros, trincos, alarmes e ainda quebrada várias portas.

— Um estrago realmente grande. Agora, nossa preocupação é deixar a escola em ordem para que os alunos possam voltar a ter aulas em segurança — conta.

Continua depois da publicidade

Ainda conforme Marja, como a unidade fica longe em um local retirado do Centro da cidade e há poucos vizinhos no entorno, por isso ninguém presenciou a ação. A suspeita é que os criminosos tenham estacionado uma caminhonete nos fundos da escola e levado os equipamentos. A maioria da merenda semanal das crianças também foi furtada, as que restaram precisaram ser inutilizadas, já que foram violadas pelos suspeitos.

A secretária informou que algumas igrejas nos arredores já sofreram com ações parecidas. Ainda não foi feito um levantamento do prejuízo, mas ela estima que “o valor seja bem significativo já que levaram praticamente tudo”. A Secretaria de Educação trabalha agora na limpeza do imóvel e conserto da estrutura, para que os alunos possam retornar às aulas. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil que deve investigar o crime.