Na manhã desta quarta-feira, 12 jovens artistas passaram por um momento marcante na vida profissional: a primeira vez em que encontraram seus nomes em uma lista de selecionados para uma companhia de dança.

Continua depois da publicidade

O episódio aconteceu na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, da mesma forma que ocorre todos os anos desde 2008, quando foi criada a Cia. Jovem do Bolshoi Brasil como forma de oportunizar o primeiro emprego aos alunos formados pela instituição. Desta vez, o alto número de selecionados tem um propósito: renovar a companhia, que contará com apenas cinco veteranos em seu quadro de profissionais.

Leia as últimas notícias sobre cultura e variedades no AN.com.br

A partir de agora, estes bailarinos tornam-se funcionários do Bolshoi Brasil, com o desafio de explorar novos repertórios, fazer aulas mais avançadas, trabalhar com diversos coreógrafos e representar a instituição ao apresentarem-se em eventos pelo País – tudo isso enquanto preparam-se para ingressar em uma companhia de grande porte.

Desafio, no entanto, é palavra velha conhecida para estes jovens que, com idades entre 17 e 20 anos, já conquistaram a concorridíssima vaga na escola e tiveram uma rotina intensa de estudos durante a adolescência, além de terem vivido experiências, por vezes, fora do comum para a idade.

Continua depois da publicidade

– Ter sido selecionado dá uma sensação muito boa por causa da minha idade: ter um contrato profissional aos 17 anos é coisa que poucos conseguem – avalia Pedro Pires.

O baiano, formado em dança clássica, tinha apenas 13 anos quando foi selecionado para a Escola Bolshoi. Mudou para Joinville para dividir a casa com uma colega mais velha, mas logo acabou morando sozinho, sendo cuidado por uma vizinha durante cinco meses, até a avó conseguir transferir-se para a cidade. A mesma experiência viveu Giovanna Grossi, que veio de São Paulo aos 15 anos.

– Foi tudo muito rápido: em duas semanas eu passei e precisei me mudar, então vim morar sozinha – recorda ela, que espera, para 2016, um ano de ainda mais aprendizados.

Os contratados serão efetivados no dia 11 de fevereiro de 2016 e já começam a se preparar para as apresentações da companhia e para o aniversário da Escola Bolshoi, em março.

Continua depois da publicidade

Os contratados:

Ana Carolina Pitta

Beatriz Paulino

Carolina Zaborne

Giovanna Grossi

Letícia Olegário

Mayara Viçoso

Cassiano Rodrigues

Gabriel Matheó Bellucci

Marcelo Kanopka

Marley Lucena

Pedro Frizon

Pedro Pires