A escola Santo André, em Capivari de Baixo, no Sul catarinense, incorporou o canto do hino da Venezuela como atividade oficial. A ação, segundo a direção da unidade, foi adotada para acolher os 34 estudantes do país vizinho que estudam no colégio.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Na segunda-feira (30), os estudantes cantaram pela primeira vez o hino “Gloria al Bravo Pueblo”, atividade que deve se repetir pelo menos uma vez por mês. Na escola, os alunos cantam o hino do Brasil e do município todas as segundas-feiras.
— É uma forma de integrar os alunos que se sentem muito acuados. Eles adoraram a atividade e até se emocionaram — conta a diretora da escola Cláudia da Rosa Nascimento Lopes.
Além do hino, uma estudante venezuelana leu um poema em espanhol para os colegas. O texto foi traduzido pela diretora após a leitura.
Continua depois da publicidade
A unidade não conta com aulas de espanhol e os estrangeiros enfrentam dificuldades em entender o português. A atividade do hino foi incorporada à rotina para tentar, segundo a diretora, quebrar essa barreira e tornar a cultura venezuelana mais presente no dia dos alunos.
A unidade atende 240 estudantes do ensino infantil até o nono ano do fundamental — crianças de 4 a 14 anos.
Leia também
Bolsa Estudante será pago nesta sexta-feira a 57 mil alunos em SC
Taxa de abandono escolar dobra e aprovação cai em SC em 2021, mostra Inep