A escola de Ensino Fundamental Profª Maria Clementina de Souza Lopes, no bairro São Sebastião, em Palhoça, foi mais uma vez alvo de vândalos. Mesas, cadeiras e materiais de uma sala de aula foram destruídos, e as paredes foram sujas de tinta, assim como a caixa d’água.
Continua depois da publicidade
Segundo o diretor Jair Francisco Lusa, os invasores pularam o muro da escola após a saída do vigilante, na noite de terça-feira. Eles removeram um ar condicionado de uma parede e entraram pelo buraco na sala de aula.
— A escola está fechada pois estamos em recesso, mas eu costumo ir lá para dar uma olhada, pois de uns cinco anos para cá isso têm sido recorrente no período das férias. Quando cheguei, vi que tinham arrombado aquela sala, estava tudo bagunçado, pegaram um globo terrestre e colocaram no ventilador de teto recém comprado, que ficou ligado a noite toda — disse.
Além disso, o diretor conta que os vândalos arrebentaram a porta do depósito onde fica a caixa d’água, pintaram com tinta a parte de fora e tiraram a tampa da caixa. Eles ainda tentaram arrombar outra sala de aula e a cozinha, mas não conseguiram e por isso colocaram arames, danificando os cadeados.
Continua depois da publicidade
A escola atende 600 estudantes do 1ª ao 9º ano, e o diretor desconfia que foram alguns alunos da instituição que cometeram os atos:
— Infelizmente não podemos provar, pois a escola não tem câmeras, mas temos casos de alunos que não querem mais estudar, então comunicamos o Conselho Tutelar e eles fazem isso por vingança. O problema é que a comunidade vê e não denuncia por medo de represália. Vou registrar o boletim de ocorrência e espero que a Polícia investigue isso — explicou o diretor.
A professora de anos inicias Wilma Defreyn lamentou quando viu a sala de aula em que trabalha desde 2004 toda destruída, inclusive o ar condicionado que tinha ganhado há dois meses da mãe de um aluno:
Continua depois da publicidade
— Fiquei muito triste, pois muitos livros infantis e gibis comprei para incentivar a leitura e foram danificados.