A pandemia do novo coronavírus obrigou os negócios a se reinventarem, já que o período é crítico e as necessidades estão mudando. Para a Escola Impulsione, apesar das dificuldades impostas pela crise, o contexto atual estimulou o interesse pela comunicação online, ambiente que ganhou mais espaço com a quarentena. Com essa nova realidade, a empresa criou um curso voltado para a oratória na era digital, visando atender o público que busca se expressar melhor nos projetos e trabalhos desenvolvidos para o virtual.

Continua depois da publicidade

O plano de empreender ganhou força no final de 2015, quando a catarinense Gabriela Magnani ainda vivia em Recife (PE), cidade onde cresceu. Atriz e com quatro anos de Administração cursados, ela trabalhava com consultoria empresarial quando decidiu unir suas experiências para ensinar pessoas e empresas a se comunicarem melhor através da oratória. Assim, em 2016, a Escola Impulsione abriu as portas em Florianópolis, oferecendo cursos de curta e longa duração, além de palestras e talks, para auxiliar os alunos a perderem a timidez e se expressarem melhor com o corpo, a voz e estruturação de roteiros.

Com aulas práticas e dinâmicas, os cursos presenciais foram afetados pela pandemia e as exigências de distanciamento social. A mudança de cenário levou a empreendedora a pensar em novos formatos para englobar demandas diferentes e uso e ferramentas online, ideia que foi impulsionada com a quarentena. E assim, o curso de oratória na era digital foi desenvolvido para quem precisa se adaptar à nova realidade de se comunicar por vídeo e realizar atendimentos online.

— Estamos vivendo um momento em que precisamos saber muito bem o que fazer e quando a comunicação não é clara ela causa confusão, medo, insegurança. Mais do que nunca, quando tem uma crise, é importante pensar em como vou comunicar, o que devo fazer e de que forma eu vou convencer que entendo daquele assunto para conseguir passar para frente a informação — pontua ela sobre a importância da comunicação nesse período.

Mesmo com as incertezas do momento, Gabriela conseguiu se posicionar e mostrar a relevância de seu trabalho no cenário atual. Para isso, a empresária teve, além de suas experiências, o apoio do Sebrae/SC, do qual faz parte do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI).

Continua depois da publicidade

— O programa foi incrível porque nos ajudou a entender melhor o que tínhamos que fazer para nos reposicionarmos. Para o curso de oratória no mundo digital, o Sebrae foi completamente fundamental, a ideia veio do que a gente começou a falar lá nas reuniões — conta. No ALI, ela ainda fechou uma parceria para auxiliar com a roteirização das palestras dos evento final.

​Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.​​​​​​​​​​​​​​​​​​