Como forma de incentivar a leitura e aproximar os alunos dos ícones das literaturas brasileira e inglesa, a Escola Estadual Jandira D?Ávila promove nesta semana atividades voltadas à arte e à literatura. Durante cinco dias, os mais de mil estudantes do colégio vão expor trabalhos desenvolvidos com base em obras de diferentes artistas.

Continua depois da publicidade

Na tarde de segunda-feira, uma das apresentações homenageou o poeta e compositor Vinicius de Moraes, cujo centenário é comemorado neste ano. Alunos do 3º ano 1 cantaram a música Aquarela.

– Achei bem interessante, porque não são todas as escolas que têm essa iniciativa. Aqui eles abrem as portas da cultura para a gente – observa a aluna Gabriela Vargas, 17 anos, umas das protagonistas da apresentação.

O diretor da escola, Alcinei da Costa Cabral, explica que os professores pensam constantemente em abordagens diferentes, como forma de tornar a escola mais interessante para os estudantes.

Continua depois da publicidade

– O grande desafio da educação no século 21 é sair do jeito antigo de ensinar. Os nossos alunos já têm contato com poesia e literatura clássica. Por meio desta atividade, eles estão aprofundando o conhecimento – esclarece.

Para Alcinei, o segredo para manter o interesse dos alunos nas atividades pedagógicas é fazer com que eles se sintam parte delas.

– O aluno tem que ser o protagonista da sua aprendizagem – afirma o diretor.

A semana cultural também terá na programação oficinas de xilogravura, mangá e violão. Haverá caracterizações de personagens da literatura e artistas plásticos, além de mostras de teatro e grafite. Na sexta-feira, último dia do evento, o escritor David Gonçalves participa de bate-papo com os estudantes.

Continua depois da publicidade