Aprender por meio do tato. É assim que as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Leonir Pessate Alves têm descoberto o mundo. Desde o segundo semestre deste ano, os alunos da instituição frequentam o cantinho das sensações, espaço especialmente criado para os pequenos e que transformou a hora da brincadeira em um grande estímulo ao aprendizado.
Continua depois da publicidade
A professora idealizadora do projeto, Katia Dencker Lange, explica que o espaço foi criado para os alunos aumentarem o contato com elementos da natureza, como areia, barro, pedras, madeiras e grama. Katia conta que em cada aula, que dura cerca de uma hora e meia, os alunos fazem diversas descobertas.
– Eles brincam aprendendo. Nos dias atuais, poucos têm contato com a natureza. Assim, vão sentindo a diferença da areia para o barro, da brita para grama.
Além de notar esse desenvolvimento nos alunos, os professores da instituição perceberam que as crianças interagiam de forma mais harmônica no espaço. Segundo Katia, elas criam suas próprias brincadeiras e não há brigas por brinquedos, por exemplo.
Continua depois da publicidade
A agitação dos 150 alunos da instituição foi trocada pela tranquilidade. Kátia explica que o espaço deixa as crianças mais calmas porque elas brincam o tempo todo.
Além de ensinar novas texturas e sensações, os professores conseguem passar questões de matemática, de respeito e de organização. Uma brincadeira simples e explicativa é a de bolinhos de barro. Durante a confecção das bolas, a professora consegue mostrar a diferença da bola pequena e da média, por exemplo. As crianças rapidamente aprendem e reproduzem as bolas com tamanhos diferentes.
– Quando cada aula termina, os alunos têm que deixar o espaço limpo para a próxima turma. Assim, eles adquirem noção de organização – afirma.
Continua depois da publicidade
O projeto foi realizado em parceria entre a instituição, professores e pais. O objetivo é sempre acrescentar novos elementos para as crianças realizarem novas descobertas. Para 2015, o parque também passará por uma reforma.