Os alunos de Jaraguá do Sul lideraram os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Vale do Itapocu. Na rede pública, o melhor resultado foi o da Escola Professora Valdete Inês Piazera Zindars. Na rede privada, do Colégio Bom Jesus Divina Providência, que há sete anos se mantém na liderança.
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O ranking das melhores escolas brasileiras foi divulgado na última semana, pelo Ministério da Educação (MEC). As 11 escolas com turmas de ensino médio de Jaraguá do Sul figuram entre as posições de número 936 e 12.943 no País. São avaliados os conhecimentos em linguagens e códigos, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. A melhor nota do País, 795.75, ficou com os alunos do Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro.
No Colégio Bom Jesus, com média final 639.61, o melhor desempenho dos alunos foi em matemática. No ranking nacional, alcançou a 936ª posição e, no estadual, a 17ª. Para a diretora Elisabeth Portela de Almeida, isso se deve não a um trabalho específico, mas a anos de dedicação dos alunos quanto dos professores.
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– Não posso delimitar uma ou duas ações que são feitas para que isso aconteça. Acho que é um conjunto de encaminhamentos que vêm sendo adotados há anos. Esse é um caminho que os alunos vêm trilhando há 7, 8 ou 9 anos. Não podemos separar o sucesso do ensino médio e desconsiderar o resto, porque é um resultado natural do processo. Visamos à boa formação como cidadão e também a boa formação científica.
Destaque na rede pública
Os alunos da Escola Professora Valdete Inês Piazera Zindars, com média final 536.08, alcançaram a 194ª posição no ranking estadual e a de número 5.611 no nacional. O melhor desempenho foi na área de ciências humanas, com nota 565.90. A diretora da escola, Vera Lúcia Zortea Voltolini, também não atribui o resultado a um projeto específico, mas ao envolvimento entre alunos, pais e professores.
– Acredito no empenho dos professores e no mérito dos alunos, que se dedicam, apesar dos problemas que a escola pública enfrenta. E temos um bom grupo de professores, com uma gestão democrática. Há muito para ser feito, mas também há muita coisa boa acontecendo – afirma Vera.
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Segundo a diretora, os principais problemas enfrentados nas escolas públicas brasileiras são, principalmente, a falta de investimentos em manutenção e infraestrutura, como laboratórios de pesquisa.