Nesta segunda-feira, o Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve na Escola de Educação Básica Doutor Miguel de Patta, em Grão Pará, no Sul do Estado, que foi atingida por um incêndio de grandes proporções, na noite de sábado. A sala de informática e a biblioteca da escola foram destruídas. O prejuízo estimado é de pelo menos R$ 300 mil.
Continua depois da publicidade
Leia mais: Incêndio destrói parte de uma escola em Grão Pará, no Sul do Estado
A escola, de cerca de 2.500 metros quadrados, em que estudam 700 alunos, teve ao menos 300 metros quadrados consumidos pelo fogo. A sala de informática e a biblioteca ficaram destruídas, além de partes da secretaria e do auditório. As salas de aula não foram atingidas. Os alunos entraram em férias nesta segunda-feira e devem voltar às aulas no dia 4 de agosto.
A diretora Maris Ângela Bratti diz que conduziu a limpeza do local e verificou o que sobrou dos documentos e materiais nesta segunda-feira. Na terça, haverá um encontro com o gerente de educação regional e o secretário de educação do município para tomar providências.
Continua depois da publicidade
– Os alunos ficarão um período, que ainda não podemos prever, sem sala de informática e biblioteca. Mas nós vamos tentar reiniciar as aulas no dia 4, pois as salas de aulas, banheiros e refeitórios foram preservados – conta.
Os peritos liberaram o local na tarde desta segunda-feira, mas ainda não há laudo. Não se descarta a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso, principalmente devido a fiação elétrica, que foi renovada durante uma reforma, em 2010.
O gerente regional de educação, Ademar Rohling, também esteve no local nesta segunda-feira para avaliar os estragos e viabilizar as possibilidades de restabilizar a escola. A estimativa é de que o prejuízo tenha sido de R$ 300 mil.
Continua depois da publicidade
O incêndio
As chamas foram controladas por volta das 22h40min de sábado, pela guarnição do Corpo de Bombeiros de Braço do Norte. A escola estava fechada e ninguém ficou ferido. Testemunhas afirmam que o fogo começou na sala de informática.