A audição para ingresso de novos alunos na Escola do Teatro Bolshoi ocorreu na manhã desta terça-feira em Joinville. A seletiva aconteceu na sede da instituição e contou com 430 candidatos de 12 estados brasileiros, da Argentina e do Paraguai. Os novos bailarinos devem ser conhecidos amanhã, quando a instituição publica o resultado da seleção.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br
A adolescente Lara Camila Dwojak, de 14 anos, compareceu na audição acompanhada pela mãe. A menina é da cidade de Missiones, na Argentina, e veio a Joinville exclusivamente para a audição do Bolshoi. Ela faz balé desde os 6 anos de idade e sonha ingressar em uma grande companhia como Ópera de Paris e o Bolshoi da Rússia.
— Quero entrar na Escola Bolshoi para atingir os meus sonhos. A Escola é muito prestigiada e essa é uma excelente oportunidade, por isso vim tentar a audição — afirma.
A seletiva é dividida em três etapas eliminatórias. A coordenadora da audição, Sylvana Albuquerque, explica que para o curso de Dança Clássica são realizadas duas etapas:
Continua depois da publicidade
— A primeira aula é de balé clássico, com exercícios de barra e centro, onde é avaliado o nível técnico do candidato, equilíbrio, musicalidade, giros, saltos e elasticidade, além do uso das sapatilhas de pontas para as meninas. Na segunda etapa é feito uma avaliação fisioterápica. São analisadas musculaturas, articulações e desvios posturais.
Outras habilidades específicas para o balé clássico são analisadas, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade. Os candidatos que completarem essas etapas são encaminhados para a última parte: uma entrevista para conhecer o perfil do futuro bailarino profissional.
A paulista Taliane Santos Gomes, de 15 anos, participa do projeto social Novos Sonhos que atende crianças e adolescentes que moram na região da Cracolândia, em São Paulo.
— Passo diariamente no meio da Cracolândia. É uma realidade muito ruim e triste, estou muito emocionada e feliz por essa oportunidade. Aqui consigo respirar arte. Estou dando um passo rumo a uma profissão. Se eu passar, quero ser como a Bruna Gaglianone, minha inspiração e madrinha do projeto Novos Sonhos – aponta Taliane.
Continua depois da publicidade
Bruna Gaglianone é bailarina profissional, formada na Escola Bolshoi e atual bailarina do Teatro Bolshoi de Moscou.
O Bolshoi Brasil concede bolsas de estudo integrais para todos os aprovados. Além de ensino gratuito, os alunos recebem alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.
Para manutenção da bolsa, os alunos devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino regular. A ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo.