Para celebrar os 18 anos da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville, a instituição preparou dois espetáculos de gala nos dias 14 e 15 de março, às 20h, no Teatro Juarez Machado. Cerca de 130 alunos e bailarinos da Cia. Jovem estão envolvidos nos espetáculos. Um misto de técnica, virtuosidade e leveza promete encantar o público. Ao final, os 50 calouros sobem ao palco para o seu batismo à arte e uma grande reverência à plateia. Os ingressos para as apresentações de gala já estão sendo vendidos na recepção da Escola Bolshoi por R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) e no site www.ticketcentercom.br. Para mais informações: (47) 3422-4070.
Continua depois da publicidade
No dia 15, às 15h, no Teatro Juarez Machado, o espetáculo gratuito de formação de plateia é voltado a crianças da rede pública de Joinville, idosos e instituições sociais. Para participar, é necessário agendamento prévio com a Escola Bolshoi. A formação de plateia é a preparação para o espetáculo. O bailarino e o professor aproveitam esse momento para conhecer e fazer as adaptações para o palco, arrumando as posições coreográficas e todos os detalhes técnicos e artísticos como figurinos e adereços. O público, por meio desses estímulos e reflexões, se familiariza com a linguagem cênica.
Em 2018, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil comemora o resultado do trabalho desenvolvido nestes 18 anos de história, tornando-se referência da dança no país do futebol, disseminando a cultura e a arte pelo Brasil. A Escola se orgulha pelos 72% de alunos formados na instituição que atuam na área da dança, pelos palcos do Brasil e do exterior, fomentando o acesso à arte e levando o nome do nosso país para o mundo.
A escola recebeu, neste início do ano letivo, 228 alunos, vindos de 22 Estados brasileiros e outros três países. Desde 2012, a instituição concede 100% de bolsas de estudo para todos os alunos dos cursos técnicos profissionalizantes. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimentos fisioterápico e nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso, devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica a perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.
Continua depois da publicidade