Crianças e professores foram resgatados de barco após uma escola em Criciúma, no Sul catarinense, ficar alagada pelas chuvas na tarde desta segunda-feira (16). Ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros Militar, que fez o resgate. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Com as chuvas, o pátio da escola, que fica no bairro Paraíso, ficou completamente alagado. Os 28 alunos e 15 professores foram retirados antes que a água invadisse as salas de aula, conforme os bombeiros. Além deles, outras três pessoas foram regatadas em Criciúma nesta segunda: uma mãe e duas filhas, que foram retiradas de casa no bairro Mina União. Não houve feridos.

Segundo a prefeitura de Criciúma, a cidade registrou em apenas uma hora mais de 50 milímetros, quase 40% da média histórica de 133 mm de chuvas para o mês de outubro na cidade.
— A capacidade de drenagem urbana da cidade é de 30 mm de chuva por hora, e o volume recentemente registrado excede essa capacidade — diz uma nota do município enviada ao NSC Total.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, as aulas das 63 escolas da rede municipal de ensino devem ser mantidas na terça-feira (17). Uma equipe da Secretaria de Educação segue acompanhando a situação climática no município para avaliar a possibilidade ou não de suspensão em alguma unidade de ensino.
Chuvas em Santa Catarina
Em 15 dias, Santa Catarina registou o dobro de chuva esperado para todo o mês de outubro. De acordo com dados da Epagri/Ciram, em cidades do Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte, Sul e Grande Florianópolis, o acumulado ultrapassa 400 mm — a média para esta época do ano é de 170 mm. A previsão é que a chuva continue no Estado nos próximos dias.
O Alto Vale do Itajaí é a região que registrou a maior anomalia do Estado, que ocorre quando chove acima do esperado. Em Mirim Doce, por exemplo, choveu 463 mm em 16 dias. Já em Taió, o acumulado foi de 454 mm.
Comporta da barragem de José Boiteux ”emperra” e operação termina pela metade
A previsão de chuva intensa com risco de temporais segue em Santa Catarina nesta semana. Nesta terça-feira (17), o dia amanhece encoberto no Oeste e Meio-Oeste com chuva ao longo dia. Já nas demais regiões, a precipitação deve ocorrer durante a tarde, de acordo com a Epagri/Ciram.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira (18), os maiores volumes de chuva devem ser registrados no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. A condição se mantém para a quinta-feira (19).
Ainda segundo a Epagri, na sexta-feira (20) o tempo será instável com pancadas de chuva a qualquer hora do dia entre o Extremo-Oeste e o Litoral Sul, principalmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Já nas demais, sol com aumento de nuvens.
Imagens mostram situação de Blumenau na sexta-feira (13), veja:
Leia também:
Os ensinamentos e os dramas trazidos pelas cheias em Santa Catarina
Como fazer doações para os atingidos pelas fortes chuvas em SC