A lava do vulcão Cumbre Vieja continua engolindo tudo o que encontram em seu caminho, na lenta descida para a costa da ilha de La Palma, no arquipélago espanhol das Canárias. O porta-voz do Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan), David Calvo, estimou que a erupção pode durar “semanas”.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

— É provável que a pressão que o magma está liberando agora nesta fissura não seja suficiente para liberar todo o magma que se acumula, o que, por enquanto, parece que continuará por algumas semanas — disse à AFP. 

O encontro do magma ardente com o mar – inicialmente previsto para segunda-feira à noite, mas adiado devido ao ritmo mais lento de avanço – pode gerar explosões, ondas de água fervente ou inclusive nuvens tóxicas, de acordo com a página do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). 

— As nuvens criadas pela interação entre a água do mar e a lava são ácidas”, explica à AFP Patrick Allard, diretor de pesquisa do instituto francês de Geofísica do Globo, em Paris. “Podem ser perigosas se alguém estiver muito perto — alerta.   

Continua depois da publicidade

A cerca de dois quilômetros do mar, o magma avança agora por volta dos 200 metros por hora. As autoridades não informaram, no entanto, quando poderia chegar ao mar. 

Veja imagens da erupção

Lavas do vulcão destruíram várias casas nas ilhas Canárias
Lavas do vulcão destruíram várias casas nas ilhas Canárias – (Foto: DESIREE MARTIN/AFP )
Vulcão entrou em erupção no domingo (19)
Vulcão entrou em erupção no domingo (19) – (Foto: DESIREE MARTIN / AFP)
Há muita fumaça na região no dia seguinte da erupção
Há muita fumaça na região no dia seguinte da erupção – (Foto: DESIREE MARTIN/AFP )
Vulcão era monitorado há algumas semanas
Vulcão era monitorado há algumas semanas – (Foto: DESIREE MARTIN/AFP )

Já são 6.100 pessoas retiradas desta ilha na costa noroeste da África, incluindo 400 turistas, de acordo com um comunicado do governo das Canárias na tarde de terça-feira (21). 

Um mapa atualizado “situa a extensão da lava em 154 hectares, e o número de edificações destruídas, em 320”, relatou o Copernicus em um comunicado publicado nas redes sociais, em contraste com as 185 edificações e 103 hectares de seu boletim anterior.  

Segundo as autoridades de La Palma, os números continuarão aumentando nas próximas horas, à medida que a lava avança, inexoravelmente, para o mar. 

Continua depois da publicidade

Confira os vídeos do NSC Total no YouTube

Leia também

Vulcão que poderia causar tsunami no Brasil entra em erupção na Espanha; veja imagens

SC tem motivos para se preocupar com o tsunami no Brasil? Entenda

Lava de vulcão na Espanha pode emitir gases tóxicos, dizem especialistas