A erupção do vulcão de Cumbre Vieja foi registrada do espaço por Thomas Pesquet, na quarta-feira (22). O astronauta francês compartilhou a foto no seu Twitter, durante a missão pela agência europeia na Estação Internacional (ISS).
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Pesquet contou na rede social que o vulcão estava em erupção e detalhou a vista das alturas, “O resplendor alaranjado da lava contrasta com a escuridão do Oceano Atlântico e deixa tudo mais impressionante”.

A ilha de La Palma, onde o Cumbre Vieja fica, faz parte de um arquipélago de oito ilhas no continente africano, e possui uma população de 85 mil habitantes. O astronauta comentou que o brilho da lava parecia estar “perto demais” das luzes da cidade. De fato, a lava já levou dezenas de casas e carros, mas até o momento, não há registro de mortes.
Continua depois da publicidade
El volcán de #LaPalma en erupción. El resplandor anaranjado de la lava, en contraste con la negrura del océano Atlántico, resulta aún más impresionante. El brillo de la lava parece demasiado cercano al resplandor de las luces de la ciudad. #MissionAlpha pic.twitter.com/ztEPr1ypqM
— Thomas Pesquet (@Thom_astro) September 22, 2021
Após 50 anos de inatividade, erupção pode durar até 84 dias
Em 1971, cinco mil pessoas foram evacuadas da ilha espanhola em função de uma erupção do La Cumbre. É a sua primeira atividade em 50 anos.
Já a erupção que começou neste domingo (19), foi desencadeada por uma série de atividades sísmicas que ocorrem desde o dia 11 de setembro, segundo informações do Instituto Geográfico Nacional (IGN) da Espanha, e que causaram terremotos de menos magnitude.
Continua depois da publicidade
De acordo com especialistas do Instituto Vulcanológico das Canárias (Invulcan) a estimativa trabalhada é de que a erupção dure entre 24 a 84 dias, “com uma média geométrica calculada em 55 dias de duração”, afirma nota divulgada pelo Invulcan.
Informações do g1
Leia também
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Eventos astronômicos em 2021: veja datas
Frequentar o Mercado Público de Florianópolis é “arriscadíssimo”, diz promotor
Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença