Uma em cada quatro obras públicas de infraestrutura têm problemas de projeto. Já 18% atrasam pela falta de recurso. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), que mantém acompanhamento permanente de 124 investimentos em transporte (rodovias, ferrovias e aeroportos), saneamento básico e combate a enchentes. Os dados estão no site monitorafiesc.com.br, com a situação de cada obra.

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao Estúdio CBN Diário, o primeiro vice-presidente da Fiesc, Mario Cesar Aguiar, e o secretário-executivo da Câmara de Transporte e Logística, Egídio Antônio Martorano, destacaram que os principais problemas são de gestão.

Na região metropolitana, o contorno viário da Grande Florianóplis (que desvia o traçado da BR-101) e o acesso ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz estão entre as principais preocupações da Fiesc. No Estado, as duplicações da BR-470, BR-282 e BR-280 são demandas prioritárias.

O custo logístico em Santa Catarina é de R$ 0,14 para cada R$ 1 faturado, e cerca de 50% são com transporte. Nos Estados Unidos, A despesa logística sai pela metade.

Ouça a entrevista

Continua depois da publicidade