Apesar de ter reconhecido que há um erro de mais de 1.000 casos ativos de coronavírus em Florianópolis nas plataformas usadas pela prefeitura para divulgar dados referentes à covid-19 no município, já houve pelo menos duas atualizações no Covidômetro Floripa entre a segunda e o início da tarde desta terça-feira (8) sem a correção do problema. 

Continua depois da publicidade

> Painel do Coronavírus mostra a evolução da pandemia em SC

Por volta de 14h, o painel ainda apresentava 2.269 pacientes em acompanhamento. Já na sala de situação, outra ferramenta disponibilizada online pela prefeitura, há uma nova divergência: o número apresentado é de 2.304. Porém, a secretaria municipal de Saúde confirma que há atualmente cerca de 800 casos ativos da doença. 

– Eu acho que é um problema que as autoridades públicas precisariam ter um pouco mais de rigor, Não só para os analistas e cientistas, mas a população precisaria saber o dado exato, real – declarou o coordenador do Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (Necat/UFSC), Lauro Mattei, em entrevista à NSC TV

Esses números são um dos critérios utilizados para determinar a situação de contágio da covid-19 em Florianópolis. Segundo o monitoramento, o município está em alto risco – logo abaixo de altíssimo risco, que é o considerado mais grave dos quatro níveis estipulados, de acordo com a classificação usada pela prefeitura. 

Continua depois da publicidade

> Florianópolis abre quarto centro de testagem exclusivo para covid-19

Através de nota, a secretaria municipal de Saúde alega que há uma falha no sistema, que não está retirando as pessoas recuperadas dessa contagem total de pacientes ativos. O problema deverá ser corrigido dentro dos próximos dias. 

Confira a nota:

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informou que a cidade possui, atualmente, cerca de 800 casos ativos, e não 2,2 mil, conforme indica o covidômetro. A equipe técnica está trabalhando na atualização do sistema e a diferença se dá por que os novos casos estão sendo colocados em tempo real, no entanto, os curados estão constando ainda como ativos.