O total de casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina foi divulgado com números abaixo da realidade nos últimos dias. O erro foi confirmado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive) nesta quarta-feira (10), que registrou mais de 6 mil casos fora da estatística oficial.
Continua depois da publicidade
> SC prorroga restrições no final de semana e anuncia novas medidas contra o coronavírus
> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp
Após o número de casos ativos atingir 39 mil no último sábado (6), os dados passaram a cair de forma rápida nos últimos dias, chegando a 31,8 mil no boletim oficial da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de terça-feira (9). Exatamente neste período, um problema na contagem dos casos e na comunicação com o sistema do Ministério da Saúde causou a defasagem de, pelo menos, 6,2 mil casos. Somados novamente ao boletim desta quarta (10), Santa Catarina marca agora 38,1 mil pacientes ativos com Covid-19 e que, portanto, podem transmitir a doença.
Conforme a Dive, em nota divulgada nesta quarta-feira à tarde, desde a última sexta-feira (5) o sistema e-SUS Notifica do Ministério da Saúde sofreu uma manutenção que corrigiu algumas notificações da Covid-19. O problema, conforme a nota, afetava o endereço dos pacientes confirmados e, com isso, houve uma alteração de casos entre estados.
Continua depois da publicidade
“Com a não integração do sistema e-SUS Notifica do MS os casos ativos de Santa Catarina – entre 05 de março até 09 de março – estavam subestimados o que gerou uma alta de 6.222 casos ativos”, explica o texto da Dive.
Ainda segundo o órgão catarinense, a situação não afetou a contagem de mortes – que depende de um outro sistema.
Leia mais:
Raio assusta moradores de SC; veja vídeo e o que não fazer em temporais
Bebê de um ano morre por Covid-19 em Chapecó e pai desabafa: ‘levou nosso menino’
Sem vacinas contra Covid-19, SC pode apostar em imunização ‘alternativa’