A previsão de chuva para o fim de semana preocupa a Defesa Civil de Florianópolis em relação à erosão no Morro das Pedras. A preocupação é com o risco de desmoronamento. A área atingida é de aproximadamente 600 metros e 11 propriedades, incluindo três casas, estão interditadas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O gerente de Operação e Assistência do órgão, Alexandre Vieira, diz que além do risco de chuva, há previsão de mar agitado e maré alta para os próximos dias.
— Como é uma área de solo arenoso, a chuva pode aumentar a erosão. O que nos preocupa é o mar agitado, com ondas com pico de 3,5 metros em alto mar — diz.
Vieira informou ainda que a instalação de paliçadas não foi iniciada. Segundo ele, técnicos da prefeitura estão trabalhando no projeto para colocar a estrutura. A ação é resultado de uma decisão do TRF-4, que analisou um pedido feito por um morador e determinou medidas no local.
Continua depois da publicidade
O pedido, que foi inicialmente negado pela 6ª Vara Federal de Florianópolis, levou em consideração no TRF-4 o entendimento sobre os riscos que envolvem o direito dos habitantes à moradia, à segurança e à proteção do ecossistema.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para sábado (19) e domingo (20) é de chuva intensa em SC. A Defesa Civil estadual emitiu um alerta informando que são esperados acumulados de até 70 milímetros no Litoral, Vale do Itajaí e Planaltos. Há risco de alagamentos e deslizamentos nessas regiões.
> Parte de Santa Catarina tem novamente chance de chuva forte
Leia mais
Erosão no Morro das Pedras: fotos impressionantes mostram destruição em praia de Florianópolis
Dobra área atingida por erosão no Morro das Pedras, em Florianópolis
Auxílio emergencial de SC de R$ 900 entra na última semana para cadastro; veja como receber
‘Paixão mórbida’ motivou assassinato de Ana Kemilli na Serra de SC, revela polícia; suspeito é preso
Continua depois da publicidade