O trabalho foi intenso. Embaixo de sol forte e temperaturas que ultrapassaram 32 °C nesta tarde em Blumenau, mais de 400 voluntários envolveram-se no combate ao mosquito Aedes aegypti em diversos bairros da cidade. Além das equipes da Secretaria de Saúde e outros departamentos da prefeitura, militares do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau visitaram 821 imóveis.
Continua depois da publicidade
::: Não podemos relaxar, afirma secretária de Saúde de Blumenau
Confira a Galeria de Fotos:
As atividades do Dia D – Dia de Mobilização Nacional – passaram pelos bairros Escola Agrícola, Fortaleza, Itoupava Central, Velha, Centro, dentre outras regiões. Os agentes distribuíram 45 mil panfletos informativos e recolheram mais de 25 toneladas de entulhos.
Na avaliação da Secretária de Saúde Maria Regina de Souza Soar, o trabalho cumpriu com o objetivo proposto pelo Ministério da Saúde:
Continua depois da publicidade
– Tivemos grande receptividade da população. O dia foi de grande valia pois a própria população nos ajudou no recolhimento dos entulhos – disse.
As atividades não devem parar, garantiu a secretária. Atualmente com 11 focos confirmados de dengue, o município continuará recebendo visitas dos profissionais da Secretaria da Saúde. Por isso, é importante que a comunidade continue contribuindo com o trabalho, afirma.
Trabalho nos bairros é minucioso
Por volta das 14h deste sábado começou o trabalho na Vila Bromberg, no bairro Escola Agrícola. A reportagem do Santa acompanhou por cerca de uma hora a rotina das equipes – acompanhada dos militares – e percebeu a apreensão de alguns moradores com o trabalho que estava sendo feito.
Logo que o caminhão do Exército estacionou em uma das principais ruas da localidade, algumas pessoas olhavam apreensivas através das janelas ou acompanhavam atrás dos muros o deslocar das equipes de combate ao mosquito. Assim que o trabalho começou, um foco de larva foi detectado na caixa d’água de uma residência. Uma amostra foi coletada e será encaminhada ao laboratório da Secretaria de Saúde.
Continua depois da publicidade
– Infelizmente algumas pessoas ainda recusam o nosso trabalho – lamenta o agente epidemiológico Caio dos Santos.
Outro foco de larvas foi detectado durante a tarde em um balde no quintal da dona de casa Roseli Rodrigues, 48 anos. Apesar de afirmar que toma cuidado com garrafas e potes plásticos, bastou uma chuva para acumular água em um balde jogado no meio do quintal.
– Separo os lixos em sacolas para evitar o acúmulo de água. Em minha opinião, o trabalho feito pelas equipes é muito importante – disse.
A dona de casa Shirlei Rodrigues da Rosa, 27 anos, garante que o marido limpa as caixas d’água periodicamente, queima o lixo e junta sacolas, latinhas e garrafas de refrigerante para evitar o acúmulo de água e proliferação do mosquito.
Continua depois da publicidade
– Como aqui tem muito mato, há bastante mosquito – revela.
Números do combate
45 equipes envolvidas
400 voluntários
45 mil informativos distribuídos
71 ruas visitadas
1.243 imóveis visitados*
821 imóveis vistoriados*
25 toneladas de entulho recolhidas
28 lugares receberam panfletagem
11 focos de Dengue registrados em Blumenau
Fonte: Secretaria da Saúde
*Todos os imóveis em que as equipes chegam são contabilizados como visitados, mesmo que estejam fechados ou os proprietários não autorizem o acesso. Os imóveis vistoriados são aqueles que as equipes tiveram sucesso no trabalho.