O aposentado Dioracelio Gomes dos Santos, de 71 anos, assistiu no Bom Dia Santa Catarina da manhã desta terça-feira que os Bombeiros Militares estavam em frente ao Ticen, no Centro de Florianópolis, reunidos para passar orientações à população sobre prevenção de incêndio e acidentes.

Continua depois da publicidade

A data merece: dia 2 de julho é o Dia Nacional do Bombeiro. E seu Dioracelio não queria perder a oportunidade de agradecer mais uma vez os trabalhadores que atenderam seu filho em um acidente de motocicleta.

— Foi há dois anos. Meu filho era motoboy e um carro deu uma ré e ele caiu da moto. Os bombeiros o atenderam rápido. Ele quebrou a perna, mas poderia ser pior. Desde então, eu agradeço todos os anos. Ano passado eu liguei para os bombeiros, este ano estou aqui — contou o aposentado.

Ele, inclusive, trabalha como papai noel na época de Natal e sabe muito bem a importância de dizer e ouvir um “obrigado”.

— As pessoas se acostumaram a pedir demais. Nós temos que agradecer. E hoje estou aqui para isso — observou Dioracelio, falando da sua história aos socorristas. Quem sabe, continuou ele, um destes bombeiros não foi um dos socorristas de seu filho, não é mesmo?

Continua depois da publicidade

Alerta vermelho

De acordo com o tenente Ian Triska, chefe da comunicação social dos Bombeiros Militares de Santa Catarina, a corporação estava presente nesta manhã no Ticen, com caminhões e ambulância, para alertar a comunidade sobre a semana de prevenção de incêndios e acidentes e da operação Alerta Vermelho. As ações estão acontecendo em todo o Estado.

Bombeiros orientaram população nas primeiras horas da manhã, nesta terça, em Florianópolis
Bombeiros orientaram população nas primeiras horas da manhã, nesta terça, em Florianópolis (Foto: Gabriel Lain/ Diário Catarinense)

— Nesta semana, equipes de bombeiros vão percorrer algumas casas em regiões que tem um número alto de ocorrências para dar dicas aos moradores sobre cuidados com botijões de gás e outras instalações, por exemplo. Vamos focar em casas, porque comércios, indústrias e prédios já passam por fiscalização dos bombeiros — explicou o tenente.

A operação se mostra ainda mais necessária e eficaz após a divulgação dos números do primeiro semestre deste ano.

— Em 2019, tivemos uma diminuição em 20,5% de números de incêndios em comparação com o primeiro semestre de 2018. E aumentamos nossa prevenção em 6% neste mesmo período. Isso significa que a ações estão sendo importantes — avalia Ian Triska.

Continua depois da publicidade

A operação Alerta Vermelho foi criada pelos Bombeiros Militares de SC e incentivou operações iguais ou parecidas em outros estados, como Minas Gerais e Paraná.