Os bombeiros de Santa Catarina, enviados à Petrópolis (RJ) para ajudar na busca e resgate das vítimas da tragédia causada pelas chuvas na região, iniciaram o trabalho na manhã deste domingo, dia 20. Ao todo, nove militares e seis cães da corporação catarinense estão no local.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a equipe trabalha em duas regiões. Além da lama e a quantidade de escombros, o número de pessoas no local tem dificultado o trabalho dos cães, que atuam no rastreamento de possíveis vítimas no local.
> Bombeiros de Santa Catarina chegam a Petrópolis para reforçar buscas
Outro ponto sobre a operação é que, segundo a Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, dos 36 binômios, de todo o país, que atuam em Petrópolis, 25 deles tiveram os condutores formados em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo os bombeiros, uma curiosidade é que, pela primeira vez, os cães Iron e Léia, pai e filha, atuam em conjunto em uma missão de resgate. O primeiro faz dupla com o soldado Josclei, de Xanxerê, enquanto o segundo é parceiro do cabo Canever, de Porto União.
A equipe catarinense embarcou neste sábado, dia 19, para Petrópolis. O envio de ajuda ocorreu após autorização do governador Carlos Moisés na sexta-feira, dia 17. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, todos os socorristas enviados possuem o Curso de Bombeiros Cinotécnicos, ou seja, estão aptos para busca, salvamento e resgate com cães.
Outra equipe de bombeiros catarinenses será enviada à região nos próximos dias. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, ela irá subsistituir a atual. As trocas ocorrerão enquanto for necessário.
Além de Santa Catarina, equipes da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo já estavam na cidade para atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Rio.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Após pedido de MG, bombeiros militares de SC se deslocam para Brumadinho
> Chuva em Petrópolis deixa mortos e soterrados; veja vídeo
> Imagens mostram impacto da tragédia causado pelas chuvas em Petrópolis