As equipes do Basquete de Joinville e Blackstar Basquete participaram da reunião com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) na tarde de quinta-feira, 7, com outros clubes do país, para definir a presença na edição 2020 do Campeonato Brasileiro, torneio que chega à segunda edição e que no próximo ano substitui a Liga Ouro.
Continua depois da publicidade
O Brasileirão tem início previsto para fevereiro de 2020, na primeira quinzena do mês. A fórmula de disputa e regulamento do campeonato serão divulgadas nas próximas semanas. O campeão do Brasileirão terá a possibilidade de pleitear um posto na Liga Nacional de Basquete 2020/2021, competição chancelada pela CBB.
O Congresso Técnico ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, na sede da entidade, com a participação de 15 clubes. Desses, 11 estão confirmados, sendo quatro do Paraná, quatro de Santa Catarina, um de Minas Gerais, um de Goiás e um do Distrito Federal. De Santa Catarina, além dos clubes de Joinville, também já confirmaram presença as equipes de Blumenau e Brusque.

Flamengo e Pinheiros participaram do Congresso Técnico e podem confirmar nos próximos dias a participação na disputa, assim como o Liga Nordeste-BA e Osasco-SP. O Tatuí, de São
Paulo, também demonstrou interesse, mas não participou do congresso. Ficou definido um prazo de 10 dias para a confirmação das equipes do torneio.
Continua depois da publicidade
No ano passado, o torneio contou com a presença de oito clubes. Um dos diretores do Brasileirão, Alex Oliveira, comentou que a reunião foi ótima e o número de clubes interessados mostra que, em apenas dois anos, conseguiram conquistar credibilidade. A expectativa é dobrar o número de times em relação ao primeiro ano.