Um avião que auxilia nas operações de busca da aeronave desaparecida em uma região montanhosa da província indonésia de Papua (leste), com 54 pessoas a bordo, localizou destroços nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
– No início da manhã, um avião seguiu a rota e observou destroços perto de Oksibil, mas pretendemos verificar novamente – declarou o porta-voz do ministério dos Transportes, J.A. Barata.
O avião, um ATR 42 (biturbopropulsor) da companhia Trigana Air,perdeu o contato com a torre de controle no domingo pouco antes das 15h locais (3h pelo horário de Brasília), depois de decolar da Capital de Papua, Jayapura, com destino a Oksibil.
Moradores dizem ter encontrado avião que caiu na Indonésia
Moradores da província de Papua afirmaram que o avião caiu e que encontraram destroços em uma montanha, já haviam informado as autoridades, que citaram as condições meteorológicas ruins durante o voo.
Continua depois da publicidade
O avião transportava 49 adultos, incluindo cinco integrantes da tripulação, e cinco crianças.
O diretor do correio de Jayapura, Haryono, informou que a aeronave desaparecida também transportava 6,5 bilhões de rupias em dinheiro (470.000 dólares), que seriam distribuídos entre famílias pobres.
Avião com 54 pessoas abordo perde contato com centro de controle da Indonésia
– Quatro de nossos funcionários escoltavam o dinheiro – afirmou Haryono, que como muitos indonésios tem apenas um nome.
O dinheiro estava dentro de quatro bolsas, explicou.
As autoridades mobilizaram importantes equipes de resgate nesta segunda-feira para tentar localizar o avião na área da suposta queda.
A Trigana Air é uma pequena companhia aérea funda em 1991 que oferece voos internos para quase 40 destinos na Indonésia.
Continua depois da publicidade
A companhia utiliza pequenas aeronaves na remota e montanhosa Papua e as más condições climáticas provocaram vários acidentes nos últimos anos.
Na quarta-feira passada, um avião Cessna da companhia indonésia Komala Air caiu no distrito de Yahukimo, em Papua, acidente que deixou um morto e cinco pessoas gravemente feridas.
* AFP