Antecipar etapas e avaliar o ritmo do grupo de jogadores o quanto antes. Este é o foco dos clubes catarinenses nos jogos-treinos ou amistosos preparatórios para o Estadual 2012. Tudo para aprimorar a parte física e técnica dos atletas e deixá-los prontos para a estreia, daqui a 10 dias.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, Metropolitano, Marcílio Dias e Camboriú largaram na frente. Foram os times que mais disputaram jogos-treinos ou amistosos até agora. O Metrô fez três jogos e tem mais um programado para sábado, contra o Operário-PR, fora de casa, enquanto que o Marcílio entrou em campo três vezes e planeja fazer mais um jogo até a estreia no Estadual. No mesmo embalo vem o Camboriú, que já atuou duas vezes e tem mais dois jogos programados.

Na avaliação do preparador físico do Marcílio Dias, Sinclair Garcia, os clubes de menor porte, que fizeram mais amistosos, saem na frente. Segundo ele, é normal os jogadores sentirem o esforço nos primeiros três ou quatro jogos. Além disso, eles precisam se ajustar aos times e à metodologia de trabalho das comissões técnicas. Dessa forma, disputar amistosos preparatórios ou jogos-treinos é considerado tão importante.

– Esses jogos ajudam a dar uma melhor condição física e deixar os atletas na “ponta dos cascos.” É claro que faz toda a diferença, além de tornar o processo muito mais rápido – diz Garcia, que trabalhou no Metropolitano, em 2009, e já tem uma ideia do equilíbrio e potencial dos times catarinenses.

Para Guilherme Rondon, preparador físico do Metropolitano, os jogos-treinos servem de adaptação dos atletas ao ritmo intenso após as férias.

Continua depois da publicidade

– Os jogos são importantes para que o atleta não estranhe a competição. Além disso, prevenimos as lesões e conseguimos acompanhar melhor a evolução (física) de cada jogador – diz Rondon.

Outras equipes que tiveram a mesma preocupação foram Chapecoense e Brusque. O Verdão jogará três partidas até o início do Catarinense – na quarta, venceu o Santa Cruz-RS, fora de casa, por 3 a 2 -, e o Brusque tem nesta quinta o segundo desafio do ano, o Corinthians-PR, às 16h, em Curitiba.

Na quarta, o Joinville também jogou com o Corinthians-PR, e foi derrotado por 3 a 2, de virada, no campo da Associação Atlética Tupy. Já o Atlético-Ib fez um teste diante do Rio Branco-PR e tem outro programado sábado, contra um time amador de Dona Emma. Figueirense, Avaí e Criciúma estão em outro ritmo. O Figueira fará dois amistosos, enquanto Avaí e Criciúma disputarão um jogo. Mesmo assim, o otimismo é forte.

– No primeiro coletivo deu pra perceber a entrega dos jogadores, principalmente dos mais novos. Se a gente continuar assim, a tendência é melhorar – destaca o goleiro do Avaí, Marcelo Moretto.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela completa com todos os testes na edição impressa do Diário Catarinense desta quinta-feira (conteúdo exclusivo para assinantes).