Os ciclistas da equipe Pedal Bike Shop/ São José dos Campos fizeram a dobradinha no pódio nesta terça, dia 2, no quarto dia de disputa da 17ª Volta Ciclística Internacional de Santa Catarina, entre os municípios de Alfredo Wagner e Rio do Sul. A prova teve 82,4 quilômetros, completados em 1h52min33s.
Continua depois da publicidade
Numa chegada emocionante, com um sprint final, Breno Sidoti, ciclista da nova geração e estreante na disputa, foi o vencedor, trazendo junto Valcemar Justino. Esta foi a segunda vitória seguida da equipe do Vale do Paraíba, em São Paulo. Nesta segunda, o experiente Valcemar venceu a etapa entre São Joaquim e Alfredo Wagner.
Aos 20 anos de idade, Breno é uma das promessas da modalidade e foi um dos representantes brasileiros nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, nas provas de pista.
– Estou começando a evoluir e vou começar a bater guidão com as feras – disse Breno, que em 2000 foi campeão Pan-Americano Júnior de meio fundo e no início da temporada garantiu o quarto lugar na Copa América.
Apesar da dupla vitória dos ciclistas da Pedal Bike, a liderança geral continua com Antonio Nascimento, da equipe Memorial/Santos. Tonho, como é conhecido, terminou a etapa em quarto lugar, ficando a menos de meia roda do terceiro colocado, Roberson Figueiredo, o Robinho, da Dataro.
Continua depois da publicidade
O segundo colocado na classificação geral é Maurício Morante (Vince/ Blumenau), seguido pelo catarinense Márcio May (Memorial-Santos).
A Volta segue nesta quarta com a etapa mais longa. Serão 164,6 quilômetros entre Rio do Sul e Balneário Camboriú, voltando ao litoral. As expectativas ficam para a etapa de sexta, uma prova de contra-relógio individual, com 26 quilômetros, onde o título pode ser definido.
Márcio May é apontado como o favorito e como está a 1 minuto e 34 segundos do líder, pode reverter o resultado.
A Volta de SC é uma das últimas oportunidades para os brasileiros brigarem, em casa, pelas vagas para os Jogos Olímpicos de Atenas 2004. A competição faz parte do calendário da União Ciclística Internacional (UCI), que define os países que vão participar da principal disputa do esporte.
Continua depois da publicidade
O Brasil ocupa a 36ª colocação no ranking e está a 214 pontos da Nova Zelândia, a 30ª colocada. A disputa distribui 181 pontos, podendo deixar os brasileiros bem próximos de garantir mais três vagas (uma já está confirmada com a conquista do título de Murilo Fischer, no Mundial B, realizado na Suíça).
A Volta de SC é a principal disputa de longa duração do Brasil, e conta com um percurso de 771 quilômetros, terminando domingo, dia 7, em Joinville.