Médicos que cuidam do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atualizaram o estado de saúde dele na manhã desta quinta-feira (12). O político, de 79 anos, passou por um novo procedimento e segue internado internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A previsão de alta é no início da próxima semana.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em coletiva de imprensa, os médicos explicaram que Lula está estável, acordado, conversando e comendo. O novo procedimento foi feito por volta das 7h10 desta quinta-feira e tinha como objetivo evitar outros sangramentos na cabeça, como ocorrido no início dessa semana.

Segundo os especialistas, a probabilidade de um novo hematoma surgir após o procedimento é “muito baixa”. Ele não tem qualquer sequela neurológica.

“O procedimento foi feito com sucesso e o presidente está acordado na UTI, comendo, está superestável. Não atrasou a programação dos próximos dias. Ele deverá ter alta no começo da semana”, afirmou Roberto Kalil.

Continua depois da publicidade

A previsão de alta de alta do presidente da UTI é nesta sexta-feira (12). Ele deve deixar o hospital de São Paulo e voltar à Brasília na segunda-feira (16) ou na terça-feira (17), onde poderá voltar ao trabalho. Os especilistas ainda informaram que Lula está “sereno e seguindo ordens médicas”.

Lula passou por uma cirurgia de emergência na noite da última segunda-feira (9), após sentir dores de cabeça ainda em Brasília. Ele fez um exame de imagem, na unidade do hospital da capital federal, que detectou uma hemorragia intracraniana, decorrente do acidente doméstico sofrido em 19 de outubro.

Queda no banheiro, hemorragia, cirurgia e UTI: a linha do tempo de Lula após acidente doméstico

Saiba o quadro de saúde de Lula

Confira o comunicado do hospital da equipe médica de Lula

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital SírioLibanês, em São Paulo. Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.

Continua depois da publicidade

Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio“.

Linha do tempo: da queda no banheiro à hemorragia

Leia mais

Craniotomia ou trepanação: médicos explicam mudança em procedimento de Lula após hemorragia

O que é embolização das artérias meníngeas, novo procedimento na cabeça de Lula