Um trio de jovens pilotos formado pelo paulista Alexandre Ruiz e os mato-grossenses João Pretto e Ernane Kuhn venceu a 16ª edição das 500 milhas da Grana Viana, na noite deste sábado, no kartódromo do Beto Carrero World, em Penha. Os campeões do kart número 13 da equipe gaúcha Spirit percorreram as 650 voltas em 11h39min21seg, com um final temperado pela chuva, que dificultou ainda mais o trabalho dos pilotos.

Continua depois da publicidade

>>> Confira a galeria de fotos da corrida

A vitória significou muito trabalho, superação e uma evolução ano a ano. Em 2010, eles conseguiram a pole na prova. No ano passado finalizaram em quinto lugar. E agora foram campeões com uma estratégia arriscada: se manter na ponta. Alexandre Ruiz largou no kart número 13 e passou André Nicastro, da Techspeed para assumir a ponta na primeira hora da prova. Com muita consistência e superando uma pequena quebra, João Pretto e Ernane Kuhn conseguiram manter o kart sempre entre os primeiros.

A emoção maior ficou para o final. Na última hora da prova, a garoa começou a molhar a pista, que já estava suja de borracha e areia e ficou escorregadia. Faltando 30 voltas para o fim, poucos pilotos queriam entrar nos boxes para trocar pneus e perder um tempo precioso. Mas os tempos de volta aumentaram em 20 segundos e Rubens Barrichello foi um dos que arriscou ao entregar o kart 72 para Rafael Suzuki completar a prova com pneus para chuva.

Continua depois da publicidade

O kart da Spirit chegou a ser ameaçado pelo número 4, da Insano Racing, dono da melhor volta da prova (57seg04, com média de 78,5 quilômetros por hora). Mas foi a Slice Fittipaldi, que defendiam o título da prova, que se apresentou para ameaçar a vitória nas últimas 10 voltas. Só que a pista começou a secar e Alexandre manteve o kart com pneus lisos na pista. A Slice Fittipaldi, com os pilotos Christian Fittipaldi, Danilo Dirani, Vitor Meira, Felipe Guimarães e Nelsinho Piquet, cruzou 16 segundos atrás, seguido do kart número 4 da Insano Racing, em terceiro lugar. A Techspeed, MG tires, de Criciúma, ficou em quarto, seguido do segundo kart da equipe Slice Fittipaldi.

O kart 87 da equipe Itapava Caras, de Rubens Barrichello e Tony Kanaã e Rafael Suzuki, finalizou em oitavo lugar. A FS Racing, dos pilotos catarinense Leonardo Nienkotter, Luiz Bonatti, Juliano Rigon e Yukio Duzanovski terminou na 18ª colocação.

Classificação:

1º Spirit (13) 11h39min21seg

2º Slice Fittipaldi (1) a 16seg

3º Insano Racing (4) a 39seg

4º Techspeed MG Tires (110) a 54 seg

5º Slice Fittipaldi (2) uma volta