As três principais triatletas brasileiras na atualidade – Mariana Ohata, Carla Moreno e Sandra Soldan – estarão representando o Brasil no 3º Mundialito de Fast Triathlon, programado para o dia 4 de janeiro, em Santos (SP). As atletas, que defenderam o país nos Jogos Olímpicos de Sydney e no Pan-Americano de Santo Domingo, vão estar reunidas mais uma vez para enfrentar as equipes do Canadá, Estados Unidos, África do Sul, República Checa e Japão. Na competição do ano passado, Carla foi a campeã individual, e Sandra ficou na segunda colocação. O Canadá ficou com o título na classificação geral, por apenas um ponto de diferença.
Continua depois da publicidade
Após uma desgastante temporada no circuito internacional, as brasileiras decidiram adiar as férias para poder disputar o Mundialito.
– Somente depois de Santos eu vou dar uma parada. Antes quero mais um bom resultado, disse Carla Moreno, que este ano conseguiu o inédito título de campeã de uma etapa da Copa do Mundo, no Rio de Janeiro. Carla fechou a temporada oficial na 14ª posição, depois de ocupar o décimo lugar.
A brasiliense Mariana Ohata, eleita melhor triatleta do país em uma eleição do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), também teve uma ótima temporada. Ela foi vice-campeã na etapa de Madri e ainda obteve vários resultados expressivos, que lhe garantiram a décima posição no ranking mundial.
– Agora é dar seqüência no trabalho para conseguir a vaga para Atenas, declarou a triatleta.
Continua depois da publicidade
Já a carioca Sandra Soldan, que deixou de disputar o Mundial da Nova Zelândia em razão do excesso de competições, estará de volta para confirmar sua recuperação. Ela, que ocupa a 16ª posição no ranking mundial, já venceu uma das três baterias em 2003 e conhece bem o evento.
– É um ritmo muito forte, com bastante emoção. Tive de descansar bastante no início de dezembro, mas agora é hora de trabalhar, afirma.
A prova prevê três baterias com 250 metros de natação, 4,2 km de ciclismo e 1,3 km de corrida. Em cada bateria os parcipantes somam pontos. Ao final das três baterias, são conhecidas as campeãs indivuidual e por equipes.