O Team Mapfre, equipe espanhola da Volvo Ocean Race, foi punida com dois pontos por ter feito um conserto do mastro sem comunicar a organização da regata previamente. A pena foi definida após reunião dos juízes da Federação Internacional de Vela (International Sailing Federation) na quinta-feira.

Continua depois da publicidade

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race

::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real

::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

Conforme o regulamento da competição, os times podem fazer reparos nos veleiros, mas é necessário informar previamente a organização da regata. No entanto, os espanhóis fizeram o conserto do barco e só depois comunicaram.

Continua depois da publicidade

Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, o velejador e chefe de turno do Mapfre, Xabi Fernández, disse que a punição ocorreu por questões burocráticas e administrativas. O atleta também considerou a pena excessiva:

– Lutamos muito nessa última etapa para chegar em segundo lugar. Quatro barcos chegaram em 55 minutos e estávamos lutando muito por um ponto. Acho que foi uma punição muito grande para um problema meramente administrativo – afirma.

O Mapfre estava empatado com o Team Brunel com 18 pontos. Com a punição, a equipe ganha mais dois pontos e cai para a quinta colocação na classificação geral. Quem tiver o menor número de pontos vence a Volvo Ocean Race, isto porque a pontuação corresponde a ordem de chegada. Por exemplo, quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.

Participação na regata In-port é dúvida

A avaria no mastro do veleiro da Mapfre foi percebida pela equipe cinco dias antes do fim da quinta etapa, entre a Nova Zelândia e Itajaí. De acordo com Xabi Fernández, o reparo foi feito na cruzeta do barco, peça que fica perpendicular ao mastro e segura o estanhamento. Esse problema foi o mesmo que tirou a equipe da regata Pro-AM. O velejador disse ainda que depois do conserto eles perceberam novamente o problema nos treinos.

Continua depois da publicidade

– A gente quer que esteja tudo certo com o barco, gostaríamos de estar na in-port amanhã (sábado), mas não queremos apressar as coisas. Queremos que o barco esteja pronto para os próximos 20 dias até Newport, porque será uma perna dura – explica, sem dar certeza sobre a participação da equipe.

Classificação geral da regata até aqui*:

1º Abu Dhabi Ocean Racing – 9 pontos

2º Dongfeng Race Team – 16 pontos

3º Team Brunel – 18 pontos

4º Team Alvimedica – 19 pontos

5º Mapfre – 20 pontos

6º Team SCA – 29 pontos

7º Team Vestas Wind** – 36 pontos

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.

** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.