Um vídeo divulgado na quinta-feira (7) pelo Instituto Butantan registrou a emoção dos pesquisadores ao receber o resultado sobre a eficácia da CoronaVac. Nas imagens, o grupo aplaude e comemora o anúncio positivo sobre o imunizante do laboratório chinês Sinovac. (assista a seguir)

Continua depois da publicidade

https://www.facebook.com/ButantanOficial/posts/5031650953541952

As imagens foram gravadas na noite de quarta-feira (6). O primeiro anúncio foi sobre a eficácia em casos leves de covid-19, onde a vacina apresentou resultado de 78%. A explosão de alegria, já presente na divulgação do primeiro resultado, foi maior quando o grupo foi informado do êxito de 100% para casos de internação hospitalar. 

— Com esses resultados, nós temos certeza que temos uma boa vacina. Uma vacina que vai ajudar a sobreviver, neste primeiro momento, a essa terrível pandemia — afirmou o diretor do Butantan, Dimas Covas.

O anúncio oficial dos resultados foi feito pelo governo de São Paulo em coletiva na tarde de quinta-feira. Os dados foram revisados na Áustria pelo Comitê Internacional Independente, que acompanha os ensaios.

O resultado, segundo o governo de São Paulo, foi apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), junto ao pedido de registro emergencial do imunizante que irá produzir. 

Continua depois da publicidade

> SC passa de 12 para 10 regiões em risco gravíssimo para coronavírus

A fase 3 dos estudos com a vacina CoronaVac foi realizada com patrocínio do governo paulista. Desde 20 de julho, 13 mil profissionais da saúde de oito estados brasileiros participaram da pesquisa de forma voluntária. Foram aplicadas duas doses com intervalo de 14 dias entre elas. 

Mobilização da Fecam 

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) tem uma reunião na próxima semana para confirmar a compra de doses da vacina. Em dezembro do ano passado, a Federação assinou um protocolo com o Instituto para a compra de 500 mil doses da CoronaVac. 

A intenção é que sejam compradas mais doses além das já demandas no protocolo. Caso haja a aprovação da vacina pela Anvisa, os municípios e consórcios intermunicipais de saúde de cada região poderão fazer a compra direta das doses com o Instituto Butantan.

Leia mais:

SC tem casos ativos de coronavírus em 95% das 295 cidades

​Vacina da Covid em Florianópolis: locais, seringas, freezers e o que se sabe até agora​

Morte de menino de 9 anos por coronavírus em SC comove familiares: “Vá alegrar o céu, Davi”

​Volta às aulas em SC: confira como e quando será a retomada nas escolas públicas e particulares​