O repórter Ronaldo Darós e o cinegrafista Ricardo Alves, da NDTV, foram agredidos enquanto produziam uma reportagem no Centro de Joinville, no último sábado (15).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Ao perceber que estavam sendo filmados, frequentadores de um bar avançaram sobre o veículo da equipe, quebrando vidros, e tentando forçar a saída dos jornalistas do local. O repórter foi agredido com socos no rosto e no estômago e sofreu ameaças de morte. Uma equipe da Polícia Militar esteve no local e um boletim de ocorrência foi registrado.
A Associação Catarinense de Impresa repudiou mais este ato de violência. Em nota, destacou que se trata ”de mais uma tentativa de intimidar profissionais e cercear o trabalho da imprensa”.
Também em nota, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) disse que ”qualquer tentativa de constranger a imprensa em sua missão de informar a população configura atentado contra a liberdade de expressão e o direito fundamental do acesso à informação”.
Continua depois da publicidade
> SC terá novo decreto de combate à pandemia por 15 dias; veja os detalhes
Nota da ACI
A diretoria da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) tomou conhecimento, na manhã deste domingo, 16, da agressão a dois jornalistas da equipe da NDTV que registravam, no sábado à noite, uma briga generalizada entre clientes de um restaurante, no Centro de Joinville.
Ao perceber que estavam sendo filmados, alguns frequentadores se exaltaram e avançaram sobre o veículo da equipe, quebrando vidros e tentando forçar a saída dos jornalistas. O repórter da emissora foi agredido com socos no rosto e no estômago, além de sofrer ameaças de morte.
A ACI repudia a violência. Trata-se de mais uma tentativa de intimidar profissionais e cercear o trabalho da imprensa, fato que vem se repetindo com uma frequência inaceitável.
Esperamos que a polícia aja com rigor, para identificar e punir exemplarmente os responsáveis.
A Diretoria”
> Morre MC Kevin, aos 23 anos, após cair de varanda de hotel no Rio; veja vídeo
NOTA da ACAERT
“A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT vem a público manifestar o seu repúdio contra a agressão sofrida pela equipe de reportagem do Grupo ND de Joinville na noite deste sábado, 15 de maio de 2021.
Continua depois da publicidade
O repórter Ronaldo Darós e o cinegrafista Ricardo Alves foram agredidos enquanto registravam uma briga em um bar, na região central da cidade. O carro de reportagem teve o para-brisa danificado pelos agressores, e um dos profissionais foi atingido com socos e sofreu ameaças de morte.
A ACAERT lembra que qualquer tentativa de constranger a imprensa em sua missão de informar a população configura atentado contra a liberdade de expressão e o direito fundamental do acesso à informação.
Esperamos que as autoridades conduzam uma rigorosa investigação para identificar e punir os responsáveis pelos atos de violência e a tentativa de intimidação dos
Leia também:
Joinville ainda não recuperou vagas de trabalho em todos os setores
Copacabana Palace é multado em R$ 15 mil e interditado para eventos por 10 dias
Joinville passa de 100 mil vacinados com primeira dose contra Covid
Como ficará a orla de Balneário Camboriú após alargamento da praia e reurbanização
Quais são as comorbidades para a vacina da Covid; confira a lista
Saiba o motivo que fez Juliette não renovar o contrato com a Globo