Alvo da Operação Regalia, em que 13 agentes penitenciários foram presos por envolvimento num esquema de propina com detentos, o Presídio Regional de Blumenau recebeu nesta terça-feira uma equipe de outras cidades enviada pelo Departamento de Administração Prisional (Deap). O objetivo é garantir a segurança e os procedimentos de rotina no local.

Continua depois da publicidade

– Essa equipe já está desde cedo no presídio e vai permanecer pelos próximos dias. Posso garantir que a unidade está com a rotina e a segurança normal – disse o diretor do Deap em entrevista coletiva na Deic, Alexandre Camargo Neto.

O Deap ainda não definiu quem será o novo diretor do presídio, o que deverá ser anunciado nos próximos dias.

As defesas

Alguns dos advogados de agentes penitenciários presos começaram a ter acesso ao inquérito policial no começo da noite. O advogado Franklin José de Assis, de Blumenau, havia sido contratado para atuar na defesa de cinco dos 13 agentes.

Continua depois da publicidade

Ele afirma que os agentes negam os fatos e entende que deveriam responder em liberdade a partir de outras medidas cautelares (e não com a prisão) que poderiam ter sido aplicadas, como o afastamento do cargo.

O defensor vai analisar os documentos e depois entrar com medidas para impugnar os fundamentos do que foi decretado até agora pela Justiça.