Uma pequena atitude que faz toda a diferença é realizada mensalmente pelos nadadores da equipe Ajinc/Arroz Urbano/FME. Os atletas trocam as braçadas da natação por papeis, plástico, vidro, alumínio e ferro.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira passada, foi o dia em que os jovens colocaram as mãos na massa para contribuir com o meio ambiente, levando o material reciclável que recolheram em casa para o pátio da Sociedade Acaraí. A reciclagem também envolve os pais da Associação Jaraguaense dos Incentivadores da Natação Competitiva (Ajinc) e ocorre há mais de dez anos.
As nadadoras Caroline Bussarello, 14 anos, e Júlia Ewald, 13, contam que depois de começarem na natação o hábito de reciclar também foi incluído no dia a dia. Caroline acredita que a iniciativa é um incentivo para todos os nadadores.
– É uma forma de conscientizar sobre a importância do meio ambiente -, diz Caroline.
Continua depois da publicidade
– Uma vez por mês, viemos aqui para fazer esse trabalho. É recompensador -, destaca Julia.
Para um dos integrantes da Ajinc, Ronaldo Luís Bussarello, o objetivo é mostrar para outras instituições que a melhor forma de cuidar do planeta é com pequenas ações.
– Queremos nos tornar multiplicadores e mostrar que temos a obrigação de preservar o meio ambiente da mesma forma que cuidamos da nossa casa -, salienta.
Outro benefício, segundo Ronaldo, é fazer com que esse lixo não seja encaminhado para um aterro sanitário, o que gera custos para o município e o planeta.
Continua depois da publicidade
Apenas esse mês, os nadadores juntaram 1.642 quilos, o que rendeu R$ 480. No ano passado a instituição juntou mais de 12 toneladas de lixo reciclável, o que gerou cerca de R$ 2 mil. Com o dinheiro, a Ajinc realiza uma premiação aos nadadores, geralmente aliando o desempenho na água e a quantidade de material reciclado. No ano passado os nadadores foram presenteados com uma toalha personalizada.
Quem quiser colaborar com a Ajinc pode entrar em contato pelo e-mail tesoreira.ajinc@netuno.com.br e doar material.