Acadêmicos e professores dos cursos de engenharia mecânica e engenharia de produção mecânica da Univille lançaram no fim da tarde desta quinta-feira o carro a gasolina que irá disputar a Maratona Universitária de Eficiência Energética, que será realizada em São José dos Pinhais (PR), em 25 de julho.
Continua depois da publicidade
Para permanecer competitiva diante das outras 24 universidades que participam da disputa, a equipe Ecoville investiu em mudanças que proporcionem uma melhora na aerodinâmica do carro. Uma das medidas adotadas foi fechar totalmente o veículo, que na versão anterior não cobria o piloto. O capitão da equipe, o acadêmico Adriano Einsfeld, explica que a mudança irá diminuir o atrito do carro e torná-lo mais veloz. Outra mudança, desta vez para reduzir o atrito com o solo, foi a troca dos pneus que passaram de uma polegada de diâmetro para 0,75 polegada.
Melhorias na injeção eletrônica aliadas ao aquecimento do combustível, além da utilização de motores com 25 cilindradas ou 35 cilindradas irão aumentar a eficiência do motor e, por consequência, o desempenho do carro, com o consumo de pouca gasolina.
Três carros da universidade serão levados para a disputa, dois de Joinville – a gasolina e elétrico – e um do campus de São Bento do Sul movido a etanol.
Continua depois da publicidade
Desempenho em 2011
No ano passado, a equipe de Joinville venceu a competição na categoria Gasolina Podium Petrobras com o veículo da categoria gasolina, e a equipe do campus de São Bento do Sul conquistou o 2º lugar na maratona na categoria Etanol. A disputa reuniu 24 universidades de oito Estados e 52 veículos produzidos especialmente para as provas, que foram realizadas no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos (SP).
A Maratona Universitária de Eficiência Energética envolve centenas de engenheiros e designers de todo País, que têm o desafio de criar veículos econômicos e ecológicos. A prova principal é a corrida. Os participantes devem percorrer várias voltas no circuito com a menor quantidade de combustível.
Carro elétrico
A novidade da Ecoville para 2012 é a construção de um carro elétrico. Ele ainda não foi concluído, mas já está em fase de pintura e acabamento. O Eletroville tem a mesma estrutura do carro movido a gasolina, com a diferença de ser oito quilos mais leve. “Ele se torna mais leve porque não tem todo o sistema de motorização, transmissão e de partida elétrica”, esclarece o capitão da equipe, Adriano Einsfeld.
Continua depois da publicidade
Outra diferença é que o carro elétrico irá usar um motor de aeromodelo. “É mais eficiente e tem menor consumo de bateria”, diz o chefe da equipe do modelo, o acadêmico Cesar Augusto Possamai.