A equipe do Hospital São José se emocionou com o fechamento de uma das unidades de terapia intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 em Joinville. A liberação da área para que seja realizado o atendimento de pessoas com outras doenças aconteceu nesta quarta-feira (10) em um ato simbólico envolvendo os servidores.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Ao som da música “Quão grande és tu”, interpretada pelo saxofonista Osvaldo Neto, os servidores foram deixando o espaço. Muitos aproveitaram para aplaudir, em um gesto de superação pelos desafios enfrentados enquanto buscavam a cura para pacientes que estiveram no local.

Emocionada, a enfermeira Bianca Aparecida Oliveira do Prado Torres Corrêa relembrou os medos e insegurança gerados pelo vírus.

– Todo profissional de saúde, no início da pandemia, provavelmente sentiu como se estivesse sendo recrutado para um exército. A sensação era a de medo. Hoje, temos a vitória de dizer que vencemos mais uma batalha. Continuamos em combate, mas a emoção de saber que estamos no caminho certo, é gratificante – contou.

Continua depois da publicidade

> Modelos de registro são motivo de “diferença” entre dado de Joinville e SC sobre Covid

O Hospital São José havia disponibilizado três UTIs específicas para atendimento dos pacientes confirmados ou com suspeita da doença. Com o fechamento de uma delas, foram liberadas 18 vagas para atendimento das demandas gerais do hospital. Duas UTIs permanecem em atendimento de pacientes com Covid, totalizando 26 leitos.

– Nós conseguimos desmobilizar esta área que era restrita porque acompanhamos os números e tivemos uma redução na procura por atendimento relacionado à Covid-19 nos últimos 14 dias – explica o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.

> Joinville passa de 800 mil doses contra Covid; o que ainda falta em 1ª e 2ª doses

Em dados atualizados nesta quarta-feira pela prefeitura, Joijnville tem 464 casos ativos de coronavírus e 118 leitos de UTI ocupados por pacientes com a doença, incluindo as redes pública e privada. A ocupação equivale a 62% dos 189 leitos existentes atualmente na cidade.

Leia também:

Erro em banco de dados faz SC “perder” quase 300 mil vacinados contra a Covid-19 em um dia

Continua depois da publicidade

Queda de mortes por Covid em SC traz otimismo, mas médicos alertam: “Não é hora de comemorar”

Morador de Joinville denuncia problemas em cemitério e faz abaixo-assinado

Cachorro segura balde para ajudar o dono em Joinville e cena viraliza; veja o vídeo

Moradores de Joinville recebem IPTU a partir de dezembro com prazo para descontos