A equipe de ciclismo de estrada de Joinville foi contemplada na Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes, e agora está atrás de parceiros para captar R$ 319.791,62. O dinheiro será usado para desenvolver a equipe de base criada neste ano e que contempla atletas de 13 a 18 anos.
Continua depois da publicidade
O objetivo da Joinville Ciclismo é formar novos atletas joinvilenses na categoria e ampliar ainda mais a participação da cidade em competições nacionais e internacionais. Com os atletas da categoria master, de 30 a 59 anos, a equipe já tem títulos do Campeonato Catarinense, Brasileiro e Pan-Americano.
A equipe master se formou em 2015, a partir de uma iniciativa de Marcio Ricardo Kopp e outros três amigos. Ele conta que a disputa em competições começou no ano seguinte, com participações até em campeonatos fora do país, como Áustria e Itália.
Hoje, o time master tem 15 atletas, sendo três mulheres e 12 homens. Com a consolidação do projeto adulto, o grupo agora aposta na formação de atletas para consolidar o esporte na cidade. A equipe de base nasceu neste ano com oito atletas, sendo uma menina e sete meninos.
— Sempre foi nosso sonho de renovar o ciclismo com uma equipe de base, mas infelizmente nunca conseguimos fazer isso devido à questões financeiras. Agora conseguimos com o projeto de captação e mesmo que ainda não tenhamos captado as crianção continuam no nosso grupo — conta Márcio.
Continua depois da publicidade
Empresas com lucro real podem doar até 1% das receitas e pessoas físicas podem ajudar com até 6% do valor do imposto de renda devido. Segundo Márcio, conseguir a captação dos recursos para dar viabilidade e continuidade ao projeto de base é o grande objetivo da equipe para este ano. Com isso, será possível trabalhar para descobrir novos atletas de potencial.
A equipe de base está formada para 2019, mas o projeto da equipe prevê quatro anos de desenvolvimento com possibilidade da realização de uma peneira para novos atletas no final deste ano. Márcio reforça que essa seleção de ciclistas já aconteceu no passado na cidade e pode mostrar resultados positivos mais uma vez.
— Nós temos todos os tipos de dificuldades, ainda mais em um esporte que não não é bem visto no país como o futebol, por exemplo. Não temos toda essa visibilidade, mas estamos tentando conquistar isso novamente em Joinville, que já foi um grande celeiro de atletas — destaca.
Temporada começou no fim de semana
A equipe começou a temporada no último sábado com a primeira etapa do Campeonato Catarinense. A prova de circuito foi realizada na avenida Beira-rio, na região central de Joinville. O resultado foi positivo com vitória em quatro categorias. O Estadual vai contar com cinco equipes e se estende até novembro.
Continua depois da publicidade
Depois da etapa joinvilense pelo Estadual, a equipe já tem marcada participação em uma prova em Florianópolis em março, além de duas competições em abril: a Volta do Boa Vista, em Joinville, e uma copa em Pomerode. Também há integrantes que planejam se inscrever em campeonatos no Rio de Janeiro e em São Paulo ao longo do ano.
A categoria master e de base ainda vão disputar o Campeonato Brasileiro em Goiânia (GO) e têm perspectiva de participar do mundial na Polônia e da Copa do Mundo na Áustria. Também está no calendário o Pan-Americano, que ainda não tem local e data definidos.
Para estarem preparados para todas as provas, os atletas precisam treinar regularmente para competirem em alto nível. O primeiro passo é o treino físico nos meses de dezembro e janeiro, antes de começar a temporada. Depois a preparação é basicamente em cima da bicicleta.
Geralmente, eles se reúnem no fim de semana para fazer treinamentos na BR-101 ou em ruas da zona rural, como a Estrada do Oeste ou Estrada Bonita. No entanto, durante a semana costumam treinar separados com seus respectivos treinadores. Isso porque todos exercem outras atividades profissionais em dias úteis, dificultando a reunião dos atletas.
Continua depois da publicidade