Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos o Brasil será representado no ciclismo de estrada. A estréia na modalidade acontece neste sábado, dia 14, às 6h45min no horário de Brasília.
Continua depois da publicidade
O país ainda não conquistou uma medalha nesse esporte, mas a equipe que competirá em Atenas é qualificada. O time conta com a experiência internacional de Luciano Pagliarini e Murilo Fischer – ambos moram na Europa – e com Márcio May, que já disputou duas Olimpíadas.
A prova terá um percurso de 224,4 quilômetros, passando pelo centro histórico de Atenas. Mais de 200 atletas participam, mas o favorito é o alemão Erik Zabel, que acumula 141 vitórias na carreira. O norte-americano Lance Armstrong, hexacampeão da Volta da França, preferiu não disputar os Jogos.
O Brasil ganhou o direito de competir com uma equipe masculina de três atletas por ter conquistado o 26º lugar no ranking de equipes da União Internacional de Ciclismo.
– Na Europa, eles adquiriram experiência internacional indispensável para uma competição como essa. O Luciano, por exemplo, venceu duas vezes o alemão Erik Zabel, número um do ranking mundial – disse o técnico Mauro Ribeiro, que competiu em Atlanta.
Continua depois da publicidade
No feminino, Janildes Fernandes competirá neste domingo, dia 15, a partir das 9h. O percurso terá 118,8 quilômetros. Já Jaqueline Mourão será a primeira brasileira a disputar a prova de mountain-bike nas Olimpíadas. A prova entrou no programa dos Jogos em Atlanta-96.
As informações são da Globo Online.