Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participará na próxima semana da Spaceport America Cup, maior competição de foguetes e satélites do mundo. A disputa ocorre entre os dias 19 e 24 deste mês, em três cidades do estado do Novo México, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A equipe formada por estudantes da UFSC participará da competição ao lado de competidores de outras quatro instituições públicas brasileiras: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a de São Paulo (USP) e a de Brasília (UnB).

O evento envolverá 158 times de 24 países diferentes. A competição é dividida em seis categorias, de acordo com o tipo de motor usado (comercial ou desenvolvido pela própria equipe) e a distância alcançada pelo foguete.

A equipe Kosmos Rocketry é ligada ao Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da UFSC e já disputou a competição em 2022. O grupo vai competir na categoria de foguetes com motor sólido, de desenvolvimento próprio, que chegam a 3 quilômetros (km) de altura. O time Minerva Rockets e Sats, da UFRJ, e o GFRJ, da UERJ, também participam nesta divisão.

Continua depois da publicidade

Já as equipes Capital Rocket (UnB) e Projeto Jupiter (USP) entram na categoria de foguetes com motor híbrido/líquido, de desenvolvimento próprio, que atingem 3 quilômetros de altura.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também

Como Balneário Camboriú quer frear o avanço do mar após perder 70 metros de alargamento

Os cursos mais desejados pelos estudantes da região de Blumenau para o campus da UFSC

UFSC é a 10ª melhor universidade brasileira, segundo ranking mundial