A equipe Hurakan, composta por alunos da Udesc em Joinville, foi a campeã do Desafio Solar Brasil 2016, competição de barcos movidos à energia solar realizada em Búzios, no Rio de Janeiro. Com o barco Fênix, a equipe completou as sete baterias de provas no menor tempo acumulado (7h57min) e garantiu a vitória na categoria Catamarã. As provas começaram na quarta-feira, dia 7, e terminaram no último domingo, dia 11.
Continua depois da publicidade
Confira as últimas notícias de Joinville e região
Em segundo lugar ficou a equipe Henrique Lage, de Niterói, com o tempo de 8h06min. Garantiu a terceira colocação a equipe carioca Villegagnon, com a marca de 8h47min.
Já na categoria livre, a equipe Solar Brasil, do Rio de Janeiro, fez o melhor tempo (5h09min) e conquistou o lugar mais alto do pódio. Em segundo e terceiro lugar ficaram as equipes catarinenses Guarapuvu 2 (5h53min) e Guarapuvu (06h27min).
Continua depois da publicidade
O Desafio Solar Brasil é promovido anualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social), em parceria com a Enel, Prefeitura de Búzios e a Secretaria Estadual de Esporte. Este ano, a competição reuniu cerca de 250 estudantes, de quatro estados brasileiros. Ao todo, 19 equipes participaram da disputa.