Uma equipe da TV Pampa foi ameaçada e teve o material roubado enquanto trabalhava na cobertura dos protestos na noite desta segunda-feira, em Porto Alegre. Por volta das 22h30min, um cinegrafista da emissora registrava imagens de um grupo que depredava a agência do Itaú, na Rua José do Patrocínio, no bairro Cidade Baixa, quando foi cercado por aproximadamente cinco pessoas, que o teriam ameaçado de morte e pedido o cartão de memória com as imagens da ação.
Continua depois da publicidade
A repórter Kelly Costa, que acompanhava o colega, conta que os vândalos teriam dito frases como “não é pra mostrar isso na televisão” e “entrega, senão a gente vai te matar”. No momento do ataque, ela pediu a ajuda de manifestantes, e eles intervieram, o que não evitou que o grupo levasse dois cartões de memória com os registros de depredação. Os profissionais não se feriram e registraram ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Porto Alegre.
>>> Em página especial, leia todas as notícias sobre os protestos
Segundo a repórter, houve hostilidade contra a imprensa por parte do grupo que cometeu depredações durante todo o protesto. Ela relata que, além de proferirem xingamentos com palavras de baixo calão, muitos chegavam a colocar o dedo no rosto dos jornalistas e ordenavam que eles desligassem as câmeras.
– No momento do ataque, tive muito medo de que nos agredissem. Não acho que pode ocorrer esse tipo de reação, de quererem amordaçar a imprensa, em uma manifestação que se diz tão democrática. Quem não quer ser reprimido, não pode reprimir. Me senti (sic) como se estivesse diante de uma ditadura, pois não tive liberdade para fazer o meu trabalho- desabafa Kelly.
Continua depois da publicidade