A cidade de Itapema, no Litoral Norte do Estado, recebeu nesta segunda-feira (22) o atendimento das ‘Motolâncias do Samu’. A iniciativa conta duas motocicletas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) equipadas com materiais de primeiros socorros.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A ideia é evitar que os atendimentos de urgência e emergência sofram atrasos por conta dos constantes engarrafamentos registrados durante o verão catarinense. Os veículos já funcionam em Balneário Camboriú, onde o serviço foi implantado há mais tempo.

Somente em 2023, as motolâncias atenderam 933 ocorrências. Este ano, até 11 de janeiro, foram registrados 45 atendimentos.

Como funciona o atendimento

A motocicleta é pilotada por um técnico de enfermagem, que realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias. Caso seja necessário, também é realizado o atendimento pré-hospitalar imediato no momento de maior complexidade para a estabilização da vítima.

Continua depois da publicidade

Os veículos são equipados com desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (UBS) e das de Suporte Avançado (USA).

As motolâncias ficam sob a responsabilidade da Central de Regulação de Urgências (CRU) de Balneário Camboriú, e cobre as cidades de Itapema e Porto Belo.

Atendimentos do Samu podem ser solicitados através do 192, de forma gratuita.

Leia também

Nova subvariante da Covid-19 é identificada em quatro pacientes no Brasil

Lei que limita reajuste do IPVA entra em vigor em Santa Catarina