A primeira seletiva nacional para os Campeonatos Americano e Sul-Americano da Juventude que acontecem simultaneamente em outubro, em Santiago, mostrou elevado nível técnico e equilíbrio. Os cavaleiros e amazonas são candidatos à equipe de alta performance das categorias de base de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) que irão ao Chile para representar o País. A competição registrou ainda, aumento de 30% em relação aos participantes de 2013.

Continua depois da publicidade

O campeonato disputado na Sociedade Hípica Catarinense no último final de semana ( 18 e 20 de abril), em Florianópolis, reuniu 103 conjuntos das categorias, mirim, pré-júnior e júnior.

Na categoria mirim os três primeiros colocados zeraram os quatro percursos, ou seja, não cometeram nenhuma falta. Na pré-júnior, quatro conjuntos ficaram empatados na terceira colocação com zero ponto, considerando-se o descarte, enquanto na júnior, foram quatro vice-campeões, também zerados com o descarte do pior resultado após quatro percursos.

– A atuação de cavaleiros e amazonas está dentro da expectativa da CBH. O nível técnico está bem equiparado, o que mostra que as pessoas estão investindo em cavalos. O processo faz parte do fortalecimento das categorias de base – considerou o diretor de Salto da CBH, Caio Sérgio de Carvalho, também técnico das equipes jovens de alta performance, que contam com os apoios do Siconv (Sistema de Convênio do Ministério do Esporte) e da própria CBH.

Continua depois da publicidade

– Com o projeto das categorias de base, os atletas estão motivados porque todos podem ingressar na equipe. Sabem que estão em observação constante – afirmou Caio.

A seletiva de Florianópolis teve como campeões, Gabriele Fontoura Berger/Bandover, da Federação Catarinense de Hipismo (mirim); Victoria Ribeiro Junqueira de Mendonça / Ulrike Van Het Helleehof, da Federação Paulista de Hipismo (pré-júnior) e Patsy Mourão Zurita / Dobra da FPH (júnior). Mais três seletivas estão previstas no primeiro semestre: Natal (25 a 27/4), Brasília e São Paulo.

Os Campeonatos Brasileiros em Florianópolis (mirim) e em Curitiba (pré-júnior, júnior e young riders), ambos em julho, encerram o processo de classificação para Santiago. A CBH levará para Santiago, dez conjuntos de cada categoria, divididos em duas equipes de cinco. A competição chilena é o principal objetivo das equipes de alta performance que compõem as categorias de base de Salto da CBH.

Continua depois da publicidade

Em 2013, no mesmo campeonato em Rosário, na Argentina, o Brasil conquistou a medalha de ouro nas quatro categorias na disputa por equipes e ainda ganhou mais quatro ouros nos concursos individuais com Laura Rait (mirim), João Pedro Scafaro (pré-junior), Giulia Scampini (júnior) e Guilherme Saraiva (young riders), além de outros pódios. Com o título em Rosário, a amazona Giulia assegurou a vaga na Olimpíada da Juventude, em agosto, na cidade chinesa de Nanquim.

Os pódios em Florianópolis:

Categoria Mirim

1º-Gabrielle Fontoura Berger/Bandover – FCH

2º-Marcelo Gozzi/Grupo Waled Deulyz – FPH

3º-Giovanna Santana D’Ângelo Mazara/FLY FANFARE – FPH

Categoria Pré-Júnior

1º-Victoria Junqueira Ribeiro De Mendonça/Ulrike Van Het Helleehof – FPH

2º-Rodrigo Junqueira Reis Marchezzi/Corlanda II JMen – FPH

3º-Isabela Piovesan Dall Oglio/Quick Time – FPH

3º-Siew Chiang/Qh Up To You – FHBR

3º-Laura Ramos Rait/Md Quastor JMen – FGEE

3º-Lucas Teixeira Lima/Pitman JMen – FPH

Categoria Júnior

1º-Patsy Mourão Zurita/Dobra – FPH

2º-Pedro Moura Carvalho/Royal Flol HV – FHMG

2º-Giulia Dal Canton Scampini/HRC Keep On Fighting – FPH

2º-Rafael Rodrigues Moderno/RRM Stakkarta – FPH

2º-Patsy Mourão Zurita/Longane de Laubry – FPH

Mais informações no site cbh.org.br ou na fanpage da entidade no Facebook: www.facebook.com/ConfederacaoBrasileiraHipismo