Nilce do Carmo Campos

Psicóloga e sócia da Apex Executive Search

Espécie de suporte para que o profissional possa enfrentar melhor as consequências de um desligamento e se reposicionar no mercado, o chamado outplacement constitui um benefício oferecido pela empresa para a recolocação de um exfuncionário noutra organização. Em última análise, trata-se de ação de responsabilidade social de grande senso humanitário.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais sobre negócios e gestão

Continua depois da publicidade

Há anos, pesquisas internacionais reafirmam que perder o emprego representa uma dor muito grande, que só fica atrás da perda de um ente próximo e querido. Nesse momento, contar com apoio, psicológico e logístico, é muito importante e bastante confortável.

Para o psicólogo que comanda os processos de outplacement, o trabalho é mais que gratificante. Nesse momento, seu cliente não é apenas a empresa que o contratou, a quem deve respeito e ética, mas também o profissional desligado. Este último, pelas razões expostas, precisa de cuidados, de carinho, de atenção, até conseguir, sozinho, tornar a fazer tudo e ganhar independência.

Não acredite em outplacement onde há uma dependência entre o profissional desligado e o profissional que o apoia. Até porque pode ser que, em uma próxima vez, ele não tenha mais esse benefício e precise andar com as próprias pernas. Por isso, recorrendo ao velho ditado, antes de dar o peixe, cabe ao consultor ensinar a pescar para sempre, a fim de superar uma segunda demissão, caso venha a ocorrer no futuro. O psicólogo deve reiterar ao seu cliente que ele estará forte para enfrentar as contingências futuras e até poderá apoiar outros colegas que passarem pelo mesmo tipo de situação.

Cada caso é um caso, com suas peculiaridades. Com alguns profissionais, o consultor deve trabalhar para baixar a ansiedade, antes mesmo de iniciar o processo. Com outros, deve-se turbinar a motivação pessoal. Há situações, ainda, de pessoas que veem o outplacement como a melhor e maior oportunidade que já receberam e, em questão de dois, três meses, no máximo, já conseguem ofertas de emprego e aprendem a recusar as que não lhes agradam. Em outras, o profissional adquire tanta autoconfiança que aproveita a oportunidade para alçar voo solo, montando seu próprio negócio.

Continua depois da publicidade

É um presente quando o participante de um outplacement consegue captar tudo que lhe foi transmitido, sozinho faz novas conquistas e flui, crescendo como ser humano e profissional.