Toda a costa catarinense sofrerá com a ocorrência de maré seca de terça-feira (24) até sexta-feira (27), segundo o alerta feito pela Epagri. A persistência do vento norte e nordeste associado com a alta pressão, favorece o afastamento das águas da costa. Como o fenômeno amplia a faixa de areia nas praias, isso pode prejudicar a saída e entrada de embarcações e causar encalhes.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

— Os pescadores vão ter que escolher períodos de maré mais alta para sair ou entrar no mar. Devem ficar de olho na tábua de marés para tomar a melhor decisão — afirma Argeu Vanz, oceonógrafo Epagri.

Segundo o oceanógrafo, a situação deve ser mais crítica na região Sul do estado, já que a amplitude de marés nestas regiões já é menor e com o fenômeno deve ficar mais acentuada. Para ele, a maré seca deve aparecer mais vezes no estado até o final deste anos e no início de 2021.

— Está tudo dentro do normal. Nesta época do ano temos muita predominância do vento nordeste e esse vento é fundamental para causar a maré baixa. Vamos ter um pouco mais deste fenômeno no verão, porque geralmente esse é o tipo caracteristico da estação. Ele desencadeia um fenômeno oceanográfico que faz com que as águas se afastem da costa. 

Continua depois da publicidade

Maré_Baixa_Itapoá
Maior amplitude de maré pode ajudar os pescadores (Foto: Reprodução / Epagri)
Maré_Baixa_Laguna
Nos pontos ao Sul do estado a maré seca pode ser mais crítica (Foto: Reprodução/Epagri)

Tipos de Maré

Todos os dias o oceano sofre influências naturais e as consequências desses acontecimentos na costa são chamadas de marés. Elas são alterações cíclicas do nível da água causadas por diferentes fenômenos como, por exemplo, a rotação da Terra combinada com as forças gravitacionais entre a Lua e o Sol sobre o campo gravitacional do planeta. Em Santa Catarina a Maré Astronômica e a Maré Meteorológica são as mais comuns. 

A Maré Astronômica, como o nome sugere, é caracterizada pela interferência da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra. Desta forma, as águas sofrem movimentos verticais do ritmo de subida e descida da água a cada seis horas aproximadamente. Já a Maré Meteorológica é influenciada principalmente pela força do vento paralelo à costa. Ela pode aumentar ou diminuir a altura das cristas da maré astronômica 

Há três eventos menos habituais no Estado, como: o barômetro invertido, Wind set-up e set-down e a maré de tempestade. 

Confira no vídeo quais são os principais tipos de marés:

Leia Mais:

> Temperaturas em elevação em Santa Catarina

> Rússia diz que sua vacina é 95% eficaz e vai custar a metade do preço das concorrentes

> Volta às aulas: entenda a situação em Santa Catarina