Pouso Redondo amanheceu em situação de emergência neste sábado. De acordo com a Defesa Civil, a chuva acumulada na madrugada acabou provocando uma enxurrada em pelos menos seis ruas da cidade – entre elas a 7 de setembro, Ari Verdi, Emílio Peters, Alice Gomes e Max Bichels. O bairro Leopoldo Mees e as localidades de Rio das Pombas, Corruchel e Saltinho também foram afetados.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil calcula que em 40 minutos tenha chovido 128mm. A chuva começou na noite de sexta-feira, se intensificou por volta das 4h e continuou caindo até o meio da manhã de sábado. Mais de 30 casas foram atingidas pelas águas do Rio das Pombas, que subiu seis metros, mas ninguém ficou desabrigado. Apesar disso, várias famílias ficaram ilhadas nas áreas mais baixas da cidade.

A Central da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) também foi atingida pela chuva. De acordo com a prefeitura, canos romperam e parte da cidade está sem água.

A prefeita Nair Goular, que está percorrendo as localidades maltratadas pela enxurrada, conta que a situação em alguns bairros é assustadora:

– Foram levados pela água vários bueiros e barreiras, tem gente que não consegue passar porque a ponte caiu. As regiões do interior foram as que mais sofreram.

Continua depois da publicidade

O rio começou a baixar por volta das 6h, mas ainda há obstrução de passagem em várias ruas. Agora a população trabalha para limpar as residências e ruas afetadas.

Previsão é de mais chuva

A previsão para os próximos dias é de mais chuva em Pouso Redondo. Conforme a Epagri/Ciram, no decorrer do dia um sistema de baixa pressão atua sobre Santa Catarina, provocando pancadas de chuva com raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, especialmente entre a tarde e noite.

A Defesa Civil garante que vai permanecer em estado de alerta. O telefone (47) 3545-1133 está disponível para quem quiser comunicar ocorrências relacionadas às chuvas no município.