A chuva que caiu na madrugada de segunda-feira, 12 de fevereiro, causou estragos em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis. Uma ponte foi arrastada pela enxurrada e uma estrada na região rural ficou intransitável. Os bairros mais afetados foram Vargem do Braço e Vargem Grande.

Continua depois da publicidade

De acordo com o diretor da Defesa Civil do município, Adriano de Medeiros Caldas, uma ponte de madeira no bairro Vargem Grande, na divisa com Águas Mornas, foi arrancada pela força da água. Cerca de 20 famílias foram afetadas com a destruição da ponte.

— Como a ponte pertence a dois municípios, vamos nos reunir com a Prefeitura e a Defesa Civil de Águas Mornas para saber como vamos fazer a reconstrução. Se o rio tiver menos de 15 metros de leito, conseguimos solicitar um kit de transposição, que é uma ponte de concreto da Defesa Civil Estadual. Os municípios entrariam com as cabeceiras e a ponte pelo Estado. Mas não temos previsão para as obras — informa.

Leia mais

Continua depois da publicidade

Acesse o NSC e fique por dentro do que acontece em SC

Enquanto isso, os moradores conseguem pegar ruma rota alternativa, outra ponte que fica a três quilômetros de distância. Em outro bairro da cidade, na Vargem do Braço, a Estrada Geral da Vargem do Braço, por onde passa parte da produção agrícola de orgânicos e que abastece o Ceasa, foi destruída pela chuva. Ainda segundo Medeiros, aproximadamente 60 metros da via ficou intransitável.

— A água chegou a dois metros de altura e levou parte da estrada. Aquela região é onde ficam as nascentes do Rio do Braço, que abastece outras cidades, mas há 20 anos não dava uma enxurrada dessas — diz.

Parte da via foi consertada durante a tarde de segunda-feira e os veículos já conseguem passar pelo local. No entanto, há outros pontos com problemas. Segundo Medeiros, funcionários da prefeitura devem começar os trabalhos de recuperação da estrada nesta quarta-feira, 14.

Continua depois da publicidade